CAPELA MADRE PAULINA | 
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A primeira Santa Brasileira, Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus, foi canonizada no dia 19 de maio pelo papa João Paulo 2º. | 
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      Entre 1909 e 1918, Madre Paulina residiu em Bragança. Durante o primeiro ano de sua estadia na cidade, ocupou o quarto situado ao lado da capela da Santa Casa de Misericórdia de Bragança Paulista, enquanto aguardava a conclusão do prédio do Asilo, construído por sua Congregação.Foram anos marcados pela oração, pelo trabalho e pelo sofrimento, tudo aceito para que a sua Congregação se desenvolvesse e segundo suas palavras para que "Jesus fosse conhecido, amado e adorado por todos e em todo o mundo". | 
  
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       Equipe de restauro: Nirceu Helena, Clayton Caner e Sérgio Prata. Aprendiz: Keile.  | 
      
        
         Fazendo a análise estratigráfica, detectamos pinturas antigas: A primeira pintura, a exemplo de grande parte das capelas e igrejas antigas do Brasil, é de um azul claro, a cor de Maria.  | 
    
| REFACEAMENTO DAS CAMADAS PICTURAIS | |
        
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      As escamações da camada pictural são umidificadas
      para tornarem-se maleáveis e elásticas.  As escamações são refaceadas, ou seja, recoladas sobre o suporte com cola reversível. Aguarde o lançamento do vídeo
      Técnicas de Restauração: este é um projeto em andamento, preparado com
      o auxílio de restauradores.   | 
    
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         O papel com cola reversível é colocado sobre as escamas, reposicionando a camada pictural em seu lugar. Após a secagem, os papéis são umedecidos e retirados, graças à reversibilidade da cola. A reintegração pictural pode então ser feita.  | 
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| RESTAURAÇÃO DOS FALSOS MÁRMORES | |
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| Iniciamos a limpeza do verniz oxidado, limpando décadas de poeira acumuladas sobre o verniz, que impediam a leitura da cor correta do faux-marbre. | Na foto acima podemos perceber nitidamente a diferença entre as cores do verniz oxidado e do falso mármore original, que terá sua camada pictural faltante reintegrada. | 
        
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      Ao lado vemos aspecto da
      parede restaurada, com seus falsos mármores reintegrados. 
       Agosto de 2004. 
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       REINSERÇÃO DE ARGAMASSAS E CAMADAS PICTURAIS  | 
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      ANTES DO RESTAURO  | 
      
       DEPOIS DO RESTAURO
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       RESTAURAÇÃO DE ARGAMASSA DE ALVENARIA, PINTURA MURAL E FALSO MÁRMORE SOBRE MADEIRA.  | 
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| Os cupins e a umidade do solo freqüentemente atingem os rodapés de madeira. A solução foi tratar a alvenaria com descupinização, reinserir e reestruturar as partes faltantes, que receberam pintura em cera emulsionada, na técnica utilizada atualmente em Florença. | |
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| O rodapé foi feito por marceneiro no mesmo formato do original, e o falso mármore original foi reconstituído por nossa equipe. Na foto acima, vemos o aspecto da restauração da pintura mural e do rodapé. | |
        
       
      O provedor Sr. José Álvaro Leme acompanhou as obras e zela pela Santa Casa.  | 
      
        ![]() O altar, após passar por descupinização, será restaurado e receberá douração, em uma etapa futura.  | 
  
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      UM POUCO DE HISTÓRIA:
       
 
       Agradecimentos:  
       Atelier Prata - Cel 55 11 99597-0275 - artista@sergioprata.com.br 
 
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