CAPELA MADRE PAULINA |
|
A primeira Santa Brasileira, Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus, foi canonizada no dia 19 de maio pelo papa João Paulo 2º. |
|
Entre 1909 e 1918, Madre Paulina residiu em Bragança. Durante o primeiro ano de sua estadia na cidade, ocupou o quarto situado ao lado da capela da Santa Casa de Misericórdia de Bragança Paulista, enquanto aguardava a conclusão do prédio do Asilo, construído por sua Congregação.Foram anos marcados pela oração, pelo trabalho e pelo sofrimento, tudo aceito para que a sua Congregação se desenvolvesse e segundo suas palavras para que "Jesus fosse conhecido, amado e adorado por todos e em todo o mundo". |
|
Equipe de restauro: Nirceu Helena, Clayton Caner e Sérgio Prata. Aprendiz: Keile. |
Fazendo a análise estratigráfica, detectamos pinturas antigas: A primeira pintura, a exemplo de grande parte das capelas e igrejas antigas do Brasil, é de um azul claro, a cor de Maria. |
REFACEAMENTO DAS CAMADAS PICTURAIS | |
As escamações da camada pictural são umidificadas
para tornarem-se maleáveis e elásticas. As escamações são refaceadas, ou seja, recoladas sobre o suporte com cola reversível. Aguarde o lançamento do vídeo
Técnicas de Restauração: este é um projeto em andamento, preparado com
o auxílio de restauradores. |
|
O papel com cola reversível é colocado sobre as escamas, reposicionando a camada pictural em seu lugar. Após a secagem, os papéis são umedecidos e retirados, graças à reversibilidade da cola. A reintegração pictural pode então ser feita. |
|
RESTAURAÇÃO DOS FALSOS MÁRMORES | |
|
|
Iniciamos a limpeza do verniz oxidado, limpando décadas de poeira acumuladas sobre o verniz, que impediam a leitura da cor correta do faux-marbre. | Na foto acima podemos perceber nitidamente a diferença entre as cores do verniz oxidado e do falso mármore original, que terá sua camada pictural faltante reintegrada. |
Ao lado vemos aspecto da
parede restaurada, com seus falsos mármores reintegrados.
Agosto de 2004.
|
|
|
|
REINSERÇÃO DE ARGAMASSAS E CAMADAS PICTURAIS |
|
|
|
ANTES DO RESTAURO |
DEPOIS DO RESTAURO
|
RESTAURAÇÃO DE ARGAMASSA DE ALVENARIA, PINTURA MURAL E FALSO MÁRMORE SOBRE MADEIRA. |
|
Os cupins e a umidade do solo freqüentemente atingem os rodapés de madeira. A solução foi tratar a alvenaria com descupinização, reinserir e reestruturar as partes faltantes, que receberam pintura em cera emulsionada, na técnica utilizada atualmente em Florença. | |
|
|
O rodapé foi feito por marceneiro no mesmo formato do original, e o falso mármore original foi reconstituído por nossa equipe. Na foto acima, vemos o aspecto da restauração da pintura mural e do rodapé. | |
O provedor Sr. José Álvaro Leme acompanhou as obras e zela pela Santa Casa. |
O altar, após passar por descupinização, será restaurado e receberá douração, em uma etapa futura. |
UM POUCO DE HISTÓRIA:
Agradecimentos:
Atelier Prata - Cel 55 11 99597-0275 - artista@sergioprata.com.br
|