EXPOSIÇÃO FOSFORESCÊNCIAS

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Esta exposição foi mostrada em rede nacional no programa Bom Dia Brasil (Globo), recebendo elogios do Repórter Renato Machado.

Preparando a exposição "Fosforescências", em 1997.

A produção inicial contou com 43 telas fosforescentes, elaboradas a partir de outubro de 1996, quando o artista iniciou suas pesquisas com pigmentos fosforescentes, produzindo telas onde podemos ver duas obras, uma visível durante o dia e outra visível durante a noite.
No atelier do campo, Prata trabalhava longamente na exposição, após o trabalho de pintura na Igreja Santa Terezinha. 
Longas noites e finais de semana pintando.
 

As obras desta exposição podem ser vistas na obscuridade e na luz. Na obscuridade, revelam-se novas formas.
 
Madona
visão diurna

Acrílico, encáustica e pigmentos fosforescentes sobre tela, 1997.
Coleção família di Cola.

Em 1997, Prata realizou a exposição “Contrastes” ao lado de Solange Benevento, no Hotel Hilton de São Paulo, que ao receber mais obras, originou a exposição “Fosforescências”, na Galeria Dell’Arte de Curitiba.
Logo após a exposição, Prata embarcou para o Canadá, onde expôs algumas obras fosforescentes na Harrison Galleries em Montreal. Participou de duas exposições coletivas nesta cidade, como único artista Brasileiro convidado a participar da Agend'Art International. 


A frase de Sérgio Prata, publicada na contracapa da Agend'Art International:


"Arte e beleza vivem juntas quando a pintura sobre o tenro linho tem o efeito de uma taça do melhor vinho, a pureza de mãe e filho, espírito e leveza, um casamento perene entre o singelo e o que se empresta de divino e belo à criação".



L´Agend´Art International lançada na Harrison Galleries, Montreal, Canadá, em outubro de 1998.
Na contra capa da agenda do ano de 1998, uma frase de Jean Cocteau, James Baldwin, Jorge Luis Borges e de Sérgio Prata.
 

A menina que contava estrelas
acrílico e encáustica sobre tela
1,00 X 1,20 ms, 1998.
Coleção Particular.
 



Casal
acrílico e encáustica sobre tela, 1995.
1,00 X 1,20 m.
 

Nesta fase de sua criação e produção artística, suas pinturas podiam ser observadas em 2 condições: sob a luz normal e no escuro. Uma tela continha 2 pinturas. Ao expor 40 pinturas, o artista havia pintado na realidade 80 telas"

"Torcicolo".
Acrílico, encáustica e 
pigmentos fosforescentes sobre tela.
1,00 X 1,20 m - 1997.

"Azul" 
Acrílico, encáustica e 
pigmentos fosforescentes sobre tela.
1,00 X 1,20 m - 1997.