Restauro das obras de arte do casarão histórico (SP)
Restauro dos vitrais
Em novembro de 2024 iniciamos o restauro de 4 vitrais das portas do casarão histórico de São Paulo.
O casarão foi construído em 1925, seu proprietário original foi o DR. MARIO OTTONI DE REZENDE.
A família de um engenheiro proeminente, sua esposa e 6 filhos, viveu no belo casarão por décadas, antes de ter sido alugado para empresa comercial.
Restauro concluído no final de janeiro de 2025.
Dante Alighieri nutria um amor platônico por Beatriz Portinari na Idade Média e este é o tema central na obra do grande poeta. Dante descreve o seu amor idealizado por Beatriz em suas obras Vita Nuova e Divina Comédia.
Esse é o tema desse lindo vitral cuja autoria é atribuída por alguns aos artistas europeus do antigo Liceu de Artes e Ofícios e por outros, à casa Conrado.
Como é possível ver no primeiro vídeo,
o vitral estava em estado muito avariado, com muitas peças faltantes e quebradas, e foi limpo e restaurado detalhadamente pelo atelier Prata.
A bela obra reganhou seu esplendor, as peças faltantes foram pintadas na técnica francesa (grisalhas e cores de cementação sobre vidros importados com cor na massa) conforme as fotos do original e já esta reinstalado na mansão histórica, reintegrando o belo acervo decorativo.
Instalação das portas: equipe do arquiteto Djair Teixeira. Agradecimentos: Nathalie Segers. C&C Construtora.
Vitral instalado no dia 13 de fevereiro de 2025.
O conjunto de vitrais, com cerca de 4 metros quadrados demandou 3 meses de muito trabalho de restauro, ao atelier Prata. O primeiro mês foi totalmente dedicado à confecção das peças faltantes, pintura e queima dos vidros.
RESTAURO DAS PINTURAS MURAIS
As obras de restauro dos baixo relevos, das pinturas murais e dos afrescos à seco foram iniciadas em 25 de fevereiro de 2025, pela equipe formada pelo atelier Prata.
Sérgio Prata (técnico em pinturas, afresquista e restaurador)
Restaurador Pier Giorgio Saruis (Itália). Formado em Firenze, Roma e Tel Aviv, esse mestre de restauro participou da limpeza dos afrescos da Capela Sistina, quando ainda era jovem estudante. Referenciado pelo Vaticano, trabalhou em restauro de arte sacra em diversos países, até se estabelecer no Brasil.
Assistente aprendiz: Enzo Pallone Garcia, participou do início das obras.
Sérgio Prata, técnico em pinturas pela Ensb-A de Paris, atua em restauros de pinturas murais e afrescos desde a década de 90 e no restauro de vitrais desde o ano 2000.
No dia 26 de março de 2025, recebemos os alunos de Design de Interiores da Escola Panamericana de Artes, no canteiro de restauro. Pier Giorgio Saruis falou sobre os estilos de chinoiserie dos murais da entrada, sobre douração e restauro. Sérgio Prata falou sobre o restauro dos vitrais, as técnicas empregadas nos retoques dos afrescos à secco e a descoberta dos detalhes e estilos das obras centenárias.
Na sexta semana de trabalho, do 1 ao 4 de abril de 2025, realizando a repintura dos fundos, que estavam muito desgastados, com muitas partes faltantes, trincas e buracos, antes de restaurar a parte figurativa, que receberá retoques pontuais, preservando a obra do artista muralista.
Sérgio Prata e Pier Giorgio Saruis descrevem algumas de suas descobertas minimalistas em uma das 14 salas que estão restaurando em um casarão histórico da Av. Brasil, São Paulo (SP) Brasil, abril de 2025. Nesta sala também conseguimos detectar um personagem com um bastão de esculápio, identificando minúsculas serpentes enroladas de modo não convencional no símbolo da medicina, certamente uma homenagem feita pelo muralista ao primeiro proprietário do casarão, importante médico.
Conheça o curso
on-line de vitrais, que vem preparando e colaborando com a especialização de artistas nesta arte nobre milenar.
Contém vídeos, textos, ilustrações e fotos.