ARTE SACRA CONTEMPORÂNEA

Minha experiência de fé.

CAPELA TARSO MARQUES - CURITIBA
Situada no 19o. andar de um edifício luxuoso em Curitiba (PR), na residência da família do piloto.

Detalhe de Maria com o menino Jesus, amparada por Maria Madalena e circundada por anjos.
Acrílico, encáustica, pigmentos irisdicentes e douração com folhas de ouro, 1994/1995. 

IGREJA SANTA TEREZINHA DE BRAGANÇA PAULISTA

Os contatos iniciais para a pintura foram feitos pelo artista em 1995, quando o artista Sérgio Prata veio ao casamento de amigos, realizado na Igreja Sta. Terezinha de Bragança Paulista.

pintando a ábside
Ao ingressar na Igreja pela porta lateral, atrasado devido a longa viagem, o pintor percebeu que a Igreja estava vazia, sem nenhuma pintura. A partir de então, sempre que visitava sua família, tentava fazer contatos para pintar a Igreja. 
Foi encontrar o Padre Sebastião por diversas vezes, até que em setembro de 1996, recebeu um telefonema do então Bispo diocesano Dom Bruno Gamberini. Prata vinha desenvolvendo carreira como artista plástico, professor e pintor de afrescos e painéis murais em Curitiba. Abandonou seus projetos na capital paranaense, para se dedicar unicamente à pintura de Igrejas, sonho que nutria há muito tempo.
A ABSIDE
O projeto artístico para a pintura da abside foi inteiramente refeito, conforme desejo de Dom Bruno, até chegar ao projeto definitivo e aprovado.
pintando o teto
São José
São José abençoa a Igreja Sta. Terezinha
A pintura da Abside foi iniciada em outubro de 1996 e inaugurada no Natal do mesmo ano, tendo como tema o Cristo Pantocrator abençoando os fiéis, ladeado por São José e Santa Terezinha, padroeiros da Igreja. No lado esquerdo da Santa Terezinha, vemos uma arquitetura típica de Ícones, inspirada na Ícone da Trindade de Andrei Roublev.
 Ao lado direito da Santa, vemos a árvore da vida. Da chaga do peito do Cristo, corre o rio da vida, onde podemos ver os peixes, símbolo dos cristãos. Na mão do Cristo, o livro leva a frase do Apocalipse: 
“Amai-vos, eis que venho logo.”
Os quatro evangelistas são representados pelo homem alado, leão alado, boi alado e águia. A cidade ao fundo com seus coretos e casas simples, lembra Bragança, onde vemos a torre da catedral.
A Igreja foi inteiramente pintada com a técnica da encáustica à frio, trazida pelo artista ao Brasil, do atelier de Técnicas da pintura da Escola Nacional Superior de Belas Artes de Paris.
As dourações foram feitas com folhas de falso ouro e o artista empregou pigmentos fosforescentes, que permitem que parte da pintura possa ser observada no escuro. No peito do Cristo Pantocrator (visível de dia), surge a Santa face do Santo Sudário, iluminado pigmento fosforescente.



OS FRONTÕES DO ALTAR E DA NAVE CENTRAL


Detalhe do anjo violinista, frontão da nave central.
Acima do arco da nave central, diversos anjos músicos celebram a alegria da salvação, anjos tocam instrumentos clássicos, como o violino, violoncelo e o alaúde, e instrumentos tipicamente brasileiros, como atabaques e o pandeiro. Vemos um anjo mulher, tocando sanfona, um anjo oriental tocando violão e um anjo negro tocando percussão. O anjo negro foi pintado após pedido de uma freqüentadora da Igreja.
As paredes altas sobre os arcos do altar e da nave central foram pintadas com anjos músicos. Na foto ao lado, podemos ver o artista trabalhando no andaime, a 9 metros de altura, com material de segurança.
Acima do altar, dois anjos com trombetas anunciam a chegada do Salvador.
Para pintar as diversas figuras humanas nesta parede, o artista trabalhou com modelo ao vivo, que ficou pendurado com material de alpinismo, por cordas, para que pudesse efetuar as poses.
ARTE SACRA COM PIGMENTOS FOSFORESCENTES
Clique e veja a fosforescência ampliada... 120 Kb
Clique nesta imagem e veja o efeito obtido com os pigmentos da fosforescentes, durante a noite.
O azul do fundo é fosforescente, assim como o pigmento que ilumina os anjos. Na escuridão, os anjos continuam presentes, se destacando e emoldurando a Santa Face do Santo Sudário que se destaca ao centro da abside, no escuro.
PAINÉIS ARTÍSTICOS DO LADO ESQUERDO DA NAVE CENTRAL

O atelier de bordado de Zélia Guérin e a relojoaria de Felipe Martin. 7,50 m2.
No primeiro painel podemos ver, do lado esquerdo o trabalho de Zélia Guérin, mãe de Terezinha, em seu atelier de bordado, na cidade de Alençon, na França. Do lado direito, a Joalheria e Relojoaria de Felipe Martin, também nesta cidade.  

O segundo painel do lado esquerdo retrata “O anjo antevendo o futuro de Teresa”. 7,50 m2.
O segundo painel é uma cena no interior da casa da família Martin, onde um anjo desvenda o futuro de Teresa: podemos ver na parte da esquerda a fachada do convento Carmelita de Lisieux e do lado direito a vista da Basílica de Santa Terezinha, na mesma cidade Francesa.

A visita de Teresa ao Papa”.
No Vaticano Teresa pede ao Papa Leão XIII autorização para ingressar na vida religiosa. 7,50 m2.
 Em outubro de 1889, aos 15 anos de idade, Teresa vai em excursão à Itália, passando por Veneza e Roma, acompanhada de seu Pai, sua irmã Celina, Padre Reverony e outros paroquianos de Lisieux. 

Teresa exercita a humildade”, ao lavar roupas ao lado da freira desagradável. 7,50 m2.
Na vida do Carmelo, Teresa percebe que uma das freiras é segregada pelas demais por ter um temperamento desagradável e por ser inconveniente. No momento de lavar roupas, esta irmã espalhava a água suja, batendo nas roupas e molhando as vizinhas. Teresa escolhe ficar ao seu lado, e aproveita para treinar a humildade.

"Teresa ao lado da cruz", mostra a religiosa posando para a famosa foto nos jardins do convento. 7,50 m2. 
No quinto painel do lado esquerdo, “Teresa abraça o Cristo”. No jardim interno do Convento, Teresa se deixa fotografar fazendo chuvas de pétalas de rosa sobre a escultura do Cristo.
Antes de morrer, Teresa diz:  - ”Após minha morte farei chuvas de pétalas de rosa como bênçãos aos que me pedirem”.
PAINÉIS DO LADO DIREITO DA NAVE CENTRAL
 Uma cena no interior da Igreja, onde a família Martin presencia a celebração do Batismo de Terezinha, nos braços de sua mãe. Da mão de um anjo desce a luz do Espírito Santo. Das 4 irmãs de Teresa, 3 serão religiosas como ela.
“O batismo de Teresa”. 7,50 m2.
A família Martin, após o falecimento de Zélia Martin, muda-se de Alençon para Lisieux, onde os familiares auxiliam na educação das meninas. Nos jardins da bela casa, Celina e Teresa se divertem contando nos dedos das mãos seus sacrifícios e bem-aventuranças, tendo seus brinquedos espalhados.
“Teresa e Celina nos jardins dos Buissonets”. 7,50 m2.
No convento das Carmelitas, O Bispo de Bayeux, Monseigneur Hugonin, celebra a entrada de Teresa na comunidade das Carmelitas. Órfã de mãe, a celebração, tão esperada por Teresa, é presenciada pelo seu Pai, Tios e pela comunidade.
 “A tomada de hábito”. 7,50 m2.
No quarto painel do lado direito, "Teresa escreve História de uma alma”, à pedido da Madre superiora, em sua humilde cela, com vista para o jardim interno do Convento. Em seu quarto podemos ver os apetrechos de pintura e costura da Santa, que tinha também o dom das Artes. Sobre o cavalete, o retrato do menino Jesus e da Santa face, desenhados por Teresa.
"Teresa escreve história de uma alma". 7,50 m2.
No último painel, vemos o anjo levando o espírito de Teresa. As irmãs oram em paz, ao lado do leito da Santa.
“A morte de Teresa”. 7,50 m2.

IGREJA NOSSA SRA. DO DESTERRO DE MAIRIPORÃ (SP)
A obra foi iniciada em 
dezembro de 1997 e concluída em março de 1998. Na foto ao lado, podemos ver o pintor a 7 metros de altura, trabalhando no rosto do Cristo.
    Prata iniciou as pinturas do altar em dezembro de 1997, atendendo pedido de Dom Bruno Gamberini, tendo como tema o segundo sonho de São José e a fuga para o Egito, ladeando um Cristo Pantocrator, a nova pintura desta Igreja tem recebido elogios dos fiéis e turistas que visitam a cidade.
Nas duas paredes laterais, foram pintadas na direita uma cena do Batismo de Cristo, acima da pia Batismal e uma cena de Moisés abrindo o Mar Morto. Do lado esquerdo uma cena com os símbolos da liturgia: pão e vinho e paisagem com a Igreja em Mairiporã.  
Sonho de São José Quando as luzes se apagam, o véu carregado pelo anjo revela o sonho de São José, que aparece no escuro: a sagrada família atravessando o deserto rumo ao Egito.

IGREJA CRISTO REI DE ATIBAIA (SP)
A pintura do altar lateral direito foi iniciada em 1999, tendo como tema a Santa Ceia. Cristo, no centro do painel, abençoa a ceia. O sacrário se abre no local onde está pintada sua mão. No peito do Cristo, ao apagarmos as luzes podemos avistar o Santo Sudário. Obra concluída em 1999.

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Santa Ceia, 7,00 x 2,00 ms. - Acrílica e encáustica sobre parede - 1999.

O painel da capela situada do lado esquerdo é feito em homenagem à Nossa Senhora de Schöenstat, com uma técnica inovadora: os filtros U.V, que só podem ser vistos sob luz negra, associados a pigmentos convencionais e fosforescentes. Esta técnica permite que existam 3 pinturas na mesma obra, visíveis sob diferentes condições de iluminação e obscuridade. 


Anunciação". 7,00 x 2,00 metros. - Acrílica e encáustica sobre parede - 1999.
Esta é a primeira pintura sacra tripla (trifásica) conhecida.


Com luz normal, vemos uma anunciação do anjo à Maria, no escuro vemos somente a imagem de Schöenstat no véu carregado pelo anjo. Ao acendermos uma luz ultra-violeta, surge um anjo coroando a Virgem Maria, dois anjos elevando-a aos céus e um anjo abraçando José e o menino Jesus. 

O PAINEL DO CRISTO REI
O
painel central da Igreja Cristo Rei de Atibaia, de 65 metros quadrados, é a maior obra de arte sacra monumental realizada por Sérgio Prata, até o momento. A parede recebeu a pintura de um Cristo Rei, com as diversas esferas da criação do universo organizadas em forma de mandala circular.


O artista em cima do andaime, à direita do Cristo Rei, o que nos dá uma idéia de tamanho da obra.


Pintando a figura do Cristo Rei.


Clique na imagem acima e veja com maiores detalhes.

Grande mural do Cristo Rei, pintado entre julho e dezembro de 2000, medindo 65 m2. Encáustica, acrílico, douração sobre esplendor esculpido em gesso sobre parede.

O projeto foi desenvolvido em conjunto com Dom Bruno Gamberini e representa as diversas esferas da criação: o cosmos, o mundo mineral, animal, humano e divino. Maria é a única que passa do círculo humano ao divino.


CAPELA DE SÃO FRANCISCO

Iniciada, em fevereiro de 2002, a pintura da Capela dedicada à São Francisco, dentro da Igreja Cristo Rei de Atibaia, é um painel em encáustica a frio sobre parede, medindo 14 m2. São Francisco recebe as chagas do Cristo, representado pelo Ícone de São Damião, carregado por 3 anjos. No fundo vemos uma cena de Assis, a Porciúncula e a paisagem das montanhas. O esplendor de São Francisco é esculpido em gesso, com douração. São Bernardo e Santa Clara testemunham a cena, ao lado de animais e plantas.
A conclusão do painel está prevista para o mês de abril de 2002.


O primeiro estudo em aquarela foi realizado em outubro de 2000. 
O projeto definitivo foi elaborado em janeiro de 2002. 


 
A obra foi concluída em abril de 2002.


O esplendor de São Francisco e de Santa Clara foram feitos em volume de gesso, com entalhes e douração. Ao fundo, vemos a cena de Assis, com a Igreja de São Damião e a Porciúncula. São Bernardo observa o momento em que Francisco recebe as chagas de Cristo. 


IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO DO BAIRRO ÁGUA COMPRIDA

Em novembro de 2001 iniciei a pintura do altar da Igreja São Sebastião, no bairro da Água Comprida. A Igreja do bairro é de 1915 e já passou por ampliação e reforma de piso e de elementos arquiteturais, com projeto do arquiteto Jóca. Ao visitar a reforma da Igreja, decidi elaborar um projeto. Vai ficar lindo. Uma grande Ícone do Cristo ressuscitado (1,80 metro de pintura sobre madeira Imbuia) se destaca em frente ao altar, diante de uma pintura de São Sebastião flechado. Ao seu lado soldados romanos, Irene (viúva de um mártir da Igreja que o socorreu), o Coliseu e a oração nas catacumbas de Roma. Em torno do altar, anjos músicos azuis.
A vocação musical da comunidade será inspirada por anjos músicos. Emoldurando o altar, grafismos em douração de folhas de ouro, com o tema "Olhai os lírios do Campo".
A pintura foi patrocinada pela comunidade, com o apoio de Eduardo Varela e Sr. Antônio, fazendeiros do Bairro, que colaboraram com doações para a obra.



Igreja de São Sebastião (construída em 1915), no bairro da Água Comprida em Bragança Paulista (SP), Brasil. O Bispo Dom Bruno me deu total liberdade de criação e só verá a obra no momento da inauguração da Igreja reformada. 
No céu azul, vários anjos músicos, um de cada cor, com movimentos sincronizados, auxiliados pelos panejamentos. No elemento de arquitetura em arco, desenhos estilizados em douração de folhagens, flores e das plantas. 
No painel do fundo, vemos a cena do martírio de São Sebastião, a oração nas catacumbas e o Coliseu, durante a visão diurna. Na escuridão vemos dois anjos voando no céu, ao acendermos a luz ultra violeta escondida na sanca.


A Igreja durante a execução da obra, em janeiro de 2002.
A obra está concluída, e foi inaugurada dia 16 de agosto de 2002, com a presença do Bispo Diocesano Dom Bruno Gamberini, de diversas autoridades e da comunidade local.


Ao fundo, sobre as nuvens, foram pintados dois anjos
que só podem ser vistos sob luz ultravioleta.


CAPELA SANTA SUZANA 
Rua David Ben Gourion, 777 - Morumbi - São Paulo.


Ao lado, o afresco encontrado em uma tumba da casa de Santa Suzana, em Roma.


Sérgio Prata elaborou a pintura de cerca de 20 metros quadrados em cerca de 30 dias
Inspirado no afresco histórico original (séc. VI) encontrado na residência de Santa Suzana, em Roma, Prata propôs um painel central que respeita a rara iconografia desta Santa e Mártir cuja devoção era muito fervorosa nos primeiros séculos da Cristandade. 
Os Santos laterais foram adaptados para melhor conviver com a arquitetura. Os originais tinham os corpos desproporcionais.

A Pintura foi realizada em encáustica a frio e pigmentos sobre parede, com aplicação de vidros importados nos adornos das Santa Ágata e Suzana, e de Nossa Senhora, representada no centro da composição Bizantina.
A douração das auréolas (esplendores)  foi feita com falso ouro.

 

Veja também:

Capela Universitária Nossa Senhora do Amor, da Univap.

ARTE SACRA