
O painel em cerâmica para a fachada do templo da Univap, medindo 40 metros quadrados, foi pintado em cerâmica no atelier.

Visão noturna, do painel instalado na fachada da Igreja.

O artista pintando as peças de cerâmica (maio, junho e julho de
2003). As peças foram queimadas na Incepa de Campo Largo (PR).

O painel instalado na fachada da
Paróquia da Univap, em São José dos Campos.
PAINEL DA SECRETARIA
Homenagem ao Engenheiro Rios, criador do logotipo das Equipes de Nossa Senhora. O painel em baixo relevo foi esculpido e dourado para
decorar a parede da secretaria da Igreja. A parede recebeu uma pintura normal de um céu texturizado, em encáustica a
frio.

Na foto acima vemos a pintura dos
anjos (ultra violeta), e a iluminação para ambas situações. Os anjos fluorescentes são visíveis na obscuridade, sob a incidência da
luz ultra-violeta. Para pintá-los o artista trabalha no escuro, somente com luzes
ultra-violetas acesas. Foram 4 noites no silêncio da Igreja vazia da Univap, subindo e
descendo dos grandes andaimes, para pintar a parte ultra-violeta. O painel em baixo relevo recebeu iluminação posterior, que permite
visualizar também somente o logotipo das Equipes de Nossa Senhora, durante a
noite.
PAINEL CENTRAL DA NAVE
O projeto desenvolvido ilustra um
Pantocrator central, tendo Nossa Senhora do Amor à sua esquerda e São
José dos Campos à sua direita. Toda a composição é ilustrada com flora e fauna do vale do Paraíba,
contando com a colaboração do zoólogo Dr. Frederico Lencione. O Cristo central, inspirado no Cristo de Vezelay, foi também pintado em iconografia pela professora de iconografia do artista, a teóloga e iconógrafa francesa Hélène Iankoff, na Igreja de Santo Irineu, em Paris. Durante o período em que o artista elaborou o projeto deste painel, a iconógrafa francesa o visitava no Brasil, elogiando os esboços iniciais e colaborando com o embasamento teológico aplicado no desenvolvimento destas obras sacras.

Acima, foto da obra em fase de acabamento, antes de ser instalada
acima do altar da nave central.

Momento dos retoques finais na obra instalada,
filmagem da TV Univap.

Casamento na Igreja da Univap.
CAPELA DO SANTÍSSIMO

A Capela do
Santíssimo recebeu um enorme painel sobre a transfiguração e um crucifixo restaurado pelo artista. Todo pintor de ícones, para ser considerado um iconógrafo, deve pintar um ícone da Transfiguração.
O painel da Transfiguração, de autoria de Sérgio Prata, na parede
sul da capela do Santíssimo, possui 72 metros quadrados. Foi pintado em julho de 2004, e é até hoje, um dos maiores painéis murais do artista. Trata-se, certamente, do maior painel com o tema da transfiguração, jamais realizado, no mundo.

Inspirado na iconografia
grega e russa, e nas diversas obras de mesmo tema já executadas até o
Renascimento,
Sérgio Prata atualizou o tema da Transfiguração do Cristo, com a força e
expressão típicas do muralismo latino americano. Setembro de 2004.

Pintando com pigmentos em técnica mista de encáustica (na fórmula da cera emulsionada e saponificada, proveniente do atelier de Técnicas de Pintura da Ensb-A de Paris) o artista assegura a durabilidade de sua obra. A técnica básica (alcalina) e hidrófoba é altamente recomendável para a pintura
mural no nosso clima tropical.
Saiba mais sobre encáustica.
OS ANJOS MÚSICOS
 
Os anjos músicos são um tema frequente na obra sacra do artista. Sonoridade, amplitude, paz, acolhida, são a ambientação criada pelo tema, com composição dinâmica, que auxilia na leitura da obra e estabilidade do espaço litúrgico.

Fotos: www.miklastudio.com.br

Agradecimentos:
Reitor Prof. Dr. Baptista Gargione,
Arquiteto Paulo Sophia, Engenheiros Luis Eduardo e Tércio Ueda, Fátima Manfredini, Bispo
Dom Nelson Westrupp,
Diocese de São José dos Campos.
|