A abside da Catedral de Sorocaba possuía uma pintura de Tomazzini, datada de 1930. Por iniciativa do Padre Tadeu Moraes, iniciamos um novo projeto de pintura para este espaço, propondo a marouflagem de um novo suporte, para proteger a pintura anterior, possibilitando uma futura restauração da pintura original.
A Comissão do Patrimônio Cultural da cidade aprovou o projeto atual, e por motivos éticos, insistimos em facilitar a preservação da pintura anterior, utilizando o procedimento mais indicado para este caso.
Leia um artigo do artista sobre a pintura da ábside da Catedral.
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Vista da abside após a pintura do
Pantocrator, de Sérgio Prata.
O procedimento de marouflagem adotado envolve a colagem de um papel (camada de intervenção) com possibilidade de reversibilidade, o que facilita a restauração da pintura anterior. A cola é passada sobre a parede, fixando e refaceando a pintura anterior, sem destruí-la.
A pintura é coberta, podendo ser descoberta posteriormente. Desta maneira, o suporte é preparado sobre a pintura anterior, sem avarias à camada pictural da pintura encoberta. A nova pintura, inspirada no projeto acima, representa um Cristo Pantocrator, ladeado por anjos músicos. A pintura é feita com pigmentos e tintas acrílicas, em técnica mista de cera emulsionada sobre o papel marouflado.
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Pintura do Pantocrator. O artista sobre o andaime, na ábside da Catedral.
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