A tinta acrílica começou a ser utilizada na pintura
artística pelos muralistas mexicanos, tais como Orosco, Siqueiros e
Diego Rivera, que, desejando executar grandes painéis em espaços
públicos, constataram a fragilidade da pintura a óleo, que oxida e
amarelece, e a dificuldade da execução da técnica do afresco, que exige
manuseio de massas de intonaco e arriciatto.
Os pintores mexicanos buscaram informações nos conhecimentos
industriais, procurando uma tinta que apresentasse resistência às
mudanças climáticas e que secasse rapidamente, durante o trabalho de
pintura.
Pesquisando em laboratórios, chegaram até um médium polimerizado,
utilizado a partir de então, como base para uma paleta de cores
artísticas.
O atelier do muralista mexicano David Siqueiros (1896-1974) em Nova
York, era freqüentado por cientistas e artistas, que testavam estas e
outras aplicações de novos médiuns na pintura artística, por volta de
1935.
Em 1945, o atelier do Instituto Nacional Politécnico do México recebeu
artistas e estudantes, que pesquisaram as resinas acrílicas e executaram
diversos murais utilizando este novo médium, alguns deles sobre os muros
do próprio Instituto.
Em 1950, as tintas acrílicas foram colocadas no mercado norte-americano
e começaram a ser utilizadas por artistas de renome como Jackson Pollock
e Marc Rothko, que utilizavam as tintas de maneiras diferentes dos
pintores mexicanos. Surgiram os primeiros grandes empastamentos,
transparências, texturas, gotejamentos e aplicações gestuais feitos com
tinta acrílica.
Os empastamentos são feitos com camadas espessas de
tinta acrílica, que mantém sua plasticidade e não craquelam quando a tela
é enrolada. São tintas que secam rapidamente, porém, podem ser
retardadas, adicionando água, um retardante, ou mais resina acrílica.
Não sofrem alterações, são normalmente opacas, mas podem ser diluídas e
alcançar vários graus de transparência. A pintura em acrílico seca à
medida em que a água evapora.
Após sua secagem, que requer alguns minutos, nenhuma outra reação
química ocorre, o que permite ao artista trabalhar logo após, sobre uma
superfície impermeável, seja em transparência ou com uma tinta dotada de
poder de cobertura.
Pintura em acrílico e encáustica de Sérgio Prata. Acervo do Sesc de Curitiba (PR).
Compatível com outros aglutinantes à base d´água, a tinta acrílica pode ter seu aspecto plástico diminuído e seu rebatimento da luz melhorado com a introdução da fórmula da cera emulsionada, ideal para a pintura de telas e de murais.
Conheça alguns murais e painés monumentais de arte sacra realizados pelo artista com esta técnica mista.
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