DIA 14 DE JULHO
Os alunos fabricaram os aglutinantes da têmpera de caseína natural, elaboraram a fórmula da aquarela, estudando os seus constituintes, e fizeram a cera saponificada e emulsionada.
Fotos de Mateus Klein e Luísa Menin Garcia.
A turma teve tempo para um lanche e um bate papo, no meio da tarde.
No momento da saponificação da cera, uma pausa para uma foto.
O teste dos materiais produzidos na alquimia do atelier foi feito pelos artistas e estudantes. Djalma mostrou suas habilidades nas pinceladas, Gislaine testou diversas texturas. Luísa auxiliou nos trabalhos, organizando o atelier.
As crianças também produziram muito. Estas duas, pintaram cerca de 6 telas em uma tarde...
O estudo teórico foi feito com uma apostila e uma introdução sobre os conceitos, materiais e a química da pintura.
A maceração dos pigmentos e a manipulação dos materiais que constituem as fórmulas foram feitas pelo instrutor e pelos alunos. Eles aprenderam a fazer sua própria aquarela, misturando os diversos ingredientes da fórmula... fel de boi, goma adragante, mel, glicerina... Através desta verdadeira culinária, os estudantes aprendem conceitos essenciais do ofício do artista plástico.
DIA 15 DE JULHO
Stella dá entrevista para a TV Altiora...
Estudo da teoria... aglutinantes, pigmentos, poder de cobertura, transparência, densidade, fórmulas, anti-sépticos, ingredientes... conceitos...
Logo depois, manipulação dos materiais, com a fabricação de tintas, têmperas...
E o teste das tintas nas obras.
VEJA TAMBÉM:
Alunos estrangeiros no atelier.
Cursos recentes.
Cursos presenciais.
|