Museu do Corpo Humano - Faculdade de Medicina de Jundiaí
Conheça alguns passos da criação do Museu:
As primeiras plastinações com técnica trifásica da história da anatomia foram criadas graças à parceria entre o professor Doutor Cesar Fabrega e o artista Sérgio Prata.
Ciência e Arte dialogando, pesquisando, caminhando juntas.
Início da instalação das obras para o futuro Museu de Anatomia, outubro de 2020.
Início da tela do sistema urinário.
Pinturas trifásicas para o Museu de Anatomia da Faculdade de Medicina de Jundiaí (SP). Inspirado nas obras dos renascentistas, o artista revela outras realidades anatômicas e fisiológicas, empregando a técnica trifásica, de sua criação.
O Prof. Dr. Edmir Américo Lourenço, Diretor da Faculdade de Medicina de Jundiaí, e demais membros da Diretoria, através do Prof. Dr. César Fabrega, convidaram o artista Sérgio Prata para participar da criação das obras do Museu do Corpo Humano.
O projeto prosseguiu com o apoio da gestão do novo Diretor, Dr. Evaldo Marchi.
Valvas cardiacas, as obras começam a surgir.
Projeto iniciado em janeiro de 2020, com previsão de inauguração para outubro de 2021.
De dia, veremos um tocador de gaita de fole. No escuro, um estômago. Início da concepção de uma obra trifásica.
Apresentação dos primeiros passos de criação das obras, para a Diretoria da FMJ.
Aula de Anatomia de Vesalius, pintura trifásica para o Museu do Corpo Humano, da FMJ.
Novembro de 2021
Dr. Cesar Fabrega selecionou os alunos monitores para a XIa. Semana do Corpo Humano, que foram capacitados em técnica de pintura de plastinação, para elaborar as peças para o Museu.
A partir dessa base, surge uma pintura trifásica, que revela o segredo anatômico contido na pintura de Michelangelo, quando vista na obscuridade, com luz ultravioleta.
No Museu do Corpo Humano da FMJ (Faculdade de Medicina de Jundiai - SP) os visitantes poderão ver todos os desenhos feitos pelo artista Sérgio Prata para o livro de Anatomia Artística e as ilustrações feitas para o portal Edumedica, da Associação dos Médicos do Paraná.
No acervo do Museu, cerca de 10 telas trifásicas e 600 desenhos de Anatomia, fisiologia, traumas, dermato, gastro, gineco, e outros setores de estudo da Medicina, de autoria desse artista.
O acervo será permanente, ou seja, o Museu continuará recebendo visitantes, após a Semana do Corpo Humano. Para todo agendamento, entre em contato com a Faculdade.