Em outubro de 1996, Sérgio Prata aglutinou cera de abelha emulsionada e pigmentos fosforescentes e criou uma nova tinta, muito resistente, que lhe permitiu pintar na obscuridade total, a face do santo Sudário, sobre o peito do Pantocrator, da abside da Igreja Santa Terezinha em Bragança.
Com esta encáustica fosforescente fez suas primeiras obras bifásicas (exposições Contrastes e Fosforescências), onde apreciamos uma pintura sob a luz do dia e outra na obscuridade.
Após mais algumas pesquisas, Prata desenvolveu a técnica trifásica, criando obras que apresentam três pinturas diferentes que podem ser observadas na luz
natural, sob luz ultravioleta e no escuro total após uma carga de luz.
Na foto acima, vemos as 3 situações da mesma tela, nos primórdios da técnica trifásica. 1997.
Na
primeira tela trifásica, vemos três cenas: São Sebastião ferido amparado por Irene, na visão diurna. Na visão noturna, uma mulher aparece. Na visão ultra-violeta, surge o homem. Coleção particular.
Madonna, 1997. Coleção particular, família di Cola.
"Jeu d´amour". Coleção particular Richiardone, New York, USA. 2,00 m. X 1,70 m. Sérgio Prata, 2005.
Pintura trifásica de coleção particular de Peter e Ana Maria, iconógrafos Romenos residentes em Kalampaka, Grécia. 2008.
Entrevista concedida durante a Exposição "Trifásicas".
Obras trifásicas. Animação com as três visões: luz normal, obscuridade e ultravioleta.
"O corredor", pintura trifásica, coleção família Parise, São Paulo SP Brasil.
Quando apagamos a luz, vemos a tela forsforescente.
O artista pinta no escuro, com o auxílio de uma luz ultravioleta.
Atenção: caso tente utilizar esta técnica, proteja a pele, com protetor solar, e os olhos, com um óculos de lentes protetoras contra raios ultravioletas.
"Sob o ponto de vista filosófico, as obras trifásicas de Sérgio Prata são pós-modernas, pois superam o aspecto estático vigente até o modernismo. As pinturas trifásicas possuem movimento e uma dinâmica própria."
Cap. Célio Egídio.
Série "Casais", 2008. Visão diurna.
"Homem pensativo", visão diurna, ultravioleta e fosforescente.
"Mulher pensativa": visão diurna, ultravioleta e fosforescente.
"Casal deitado", visão diurna e ultravioleta
"Flores e Mulher", a mesma tela observada nas três condições; luz do dia, ultravioleta e obscuridade.
O artista Sérgio Prata tem sido convidado para intervir em eventos corporativos, com a atividade artística de pintura trifásica, ao lado de palestrantes conceituados. Várias grandes empresas já permitiram aos seus colaboradores esta participação em atividade artística e criativa.
Agradecimentos: Renata Brami, Lucas, Débora (agencia Byside), Alessandra, Bia, William, e toda a equipe do CHEV.
Na comemoração do dia das mulheres, Sérgio Prata proferiu 3 palestras (manhã, tarde e noite), totalizando um público feminino de 300 pessoas, no complexo hospitalar Edmundo Vasconcelos, em São Paulo.
Agradecimentos: Marcos Nascimento, Luiz Valmont, Jussara, Cláudia, Karin e toda a equipe jovem, alegre e competente da S & I da Coca Cola.
Durante o encontro de estratégia e inteligência corporativa, o consultor Marcos Nascimento convidou o artista Sérgio Prata para a execução de uma pintura trifásica, realizada pela equipe da Coca Cola, com a participação do vice-presidente. A obra será concluída pelo artista, e em breve fará parte do acervo da empresa.