Uma longa trajetória de dedicação às máscaras venezianas, por parte de Lih Steiner, com anos de pesquisas técnicas e lindos resultados práticos, dão origem ao primeiro curso presencial no nosso atelier, quando fizemos boa parte das filmagens, textos e fotos que hoje compõem o curso online de máscaras venezianas, que finalmente estamos lançando.
Conteúdo: história, etapas, passo à passo, escultura, molde, desmoldante, colas, papéis, camadas da cartapesta, retirada do molde, lixamento, preparação do fundo, pintura, craquelés, esgrafiado, transfer, ceras, douração, técnicas de pintura e efeitos.
Lih Steiner - mestre mascareira.
Um pouco de história das Máscaras
O uso da máscara pode ter vários objetivos: representar emoções, revelar ou ocultar sentimentos, esconder o rosto de quem a veste, representar um personagem, ou suas versões místicas e ritualísticas.
Em todas as culturas e todas as formas de utilização é inegável a magia que ela representa.
O Carnaval de Veneza (italiano: Carnevale di Venezia) é um festival anual, realizado em Veneza, Itália; mundialmente famoso por suas máscaras elaboradas.
Em Veneza, o nascimento das máscaras está intimamente ligado ao Carnevale, que teve suas origens no governo do Doge Vitale Faleir (1.084 - 1.096) em decreto oficial datado em 1.094.
Originalmente a palavra Carnevale estava associada a um comportamento casto dos penitentes no início da Quaresma, uma espécie de purificação antes dos ritos pascais. Em 1.296, a terça-feira antes da Quaresma passou a ser feriado, sinalizando que a festa popular estava oficializada.
A festa do Carnevale em Veneza, no entanto, está enraizada na tradição da Saturnália, festividade romana em honra ao deus Saturno, onde o renascimento da vida e das forças da natureza, após rigoroso Inverno, era celebrado.
O Carnevale Veneziano Medieval correspondia à época na qual os venezianos podiam se permitir divertimentos proibidos em outras épocas do ano. As máscaras permitiam seu disfarce, assim como a possibilidade de ser outro alguém durante algumas horas. Pobres e ricos, nobreza e povo se misturavam em uma alegria ébria e colorida.
Qualquer indivíduo podia sair disfarçado em sua bela máscara e expressar-se livremente, atitude que não poderia usufruir em outras ocasiões.
O CURSO ONLINE
Desde 2020, começamos a captar imagens, editar vídeos, organizar os textos do passo à passo, e agora, passada a fase da pandemia, estamos finalmente lançando o curso online de máscaras na técnica Veneziana, que conta também com aplicação de técnicas próprias de policromia, douração, texturas e esgrafiado.
São 24 páginas, com mais de 40 vídeos, muitas fotos e textos descritivos das etapas, do passo à passo, das técnicas antigas e materiais contemporâneos, que vão lhe permitir fazer suas próprias máscaras. Incluímos uma página da escultura da máscara em argila, da confecção do molde em gesso, para complementar o lindo trabalho e a ampla pesquisa da mestre mascareira Lih Steiner.
Faça suas próprias máscaras, na técnica tradicional da cartapesta Veneziana, aprendendo essa linda técnica com nossa querida amiga maestrinaLih Steiner.