homeartistacursosexposiçõesprodutosobrasarte sacracontato

on-linecomprar
cdrom
dvd
técnicas de pintura
anatomia artistica
composição de obrascomprarpresenciais

 

 

 

 

 

 

A arte das máscaras

 


Durante o curso presencial foram feitas filmagens para o curso online de máscaras venezianas, atualmente em edição.


Conheça Lih Steiner - mestre mascareira. 

 

Um pouco de história das Máscaras

As máscaras são tão antigas quanto a humanidade. A primeira máscara de que se tem notícia data de 30.000 A.C..
O uso da máscara pode ter vários objetivos: representar emoções, revelar ou ocultar sentimentos, esconder o rosto de quem a veste, representar um personagem, ou suas versões místicas e ritualísticas.
Em todas as culturas e todas as formas de utilização é inegável a magia que ela representa.
O Carnaval de Veneza (italiano: Carnevale di Venezia) é um festival anual, realizado em Veneza, Itália; mundialmente famoso por suas máscaras elaboradas.
Em Veneza, o nascimento das máscaras está intimamente ligado ao Carnevale, que teve suas origens no governo do Doge Vitale Faleir (1.084 - 1.096) em decreto oficial datado em 1.094. Originalmente a palavra Carnevale estava associada a um comportamento casto dos penitentes no início da Quaresma, uma espécie de purificação antes dos ritos pascais. Em 1.296, a terça-feira antes da Quaresma passou a ser feriado, sinalizando que a festa popular estava oficializada.
A festa do Carnevale em Veneza, no entanto, está enraizada na tradição da Saturnália, festividade romana em honra ao deus Saturno, onde o renascimento da vida e das forças da natureza, após rigoroso Inverno, era celebrado. O Carnevale Veneziano Medieval correspondia à época na qual os venezianos podiam se permitir divertimentos proibidos em outras épocas do ano. As máscaras permitiam seu disfarce, assim como a possibilidade de ser outro alguém durante algumas horas. Pobres e ricos, nobreza e povo se misturavam em uma alegria ébria e colorida. Qualquer indivíduo podia sair disfarçado em sua bela máscara e expressar-se livremente, atitude que não poderia usufruir em outras ocasiões. 

Fonte: site de Lih Steiner, mestre mascareira.

 

 


Estamos editando um curso online de máscaras na técnica Veneziana, com aplicação de técnicas de policromia, douração e esgrafiado.

Conheça os cursos online do atelier Prata.

 

enciclopedia Atelier Prata - Cel 55 11 99597-0275 - artista@sergioprata.com.br