artista  
homeartistacursosexposiçõesprodutosobrasarte sacracontato

curriculumprêmios
atelier
fotos
artigos
mídia
vídeosentrevistas

Homenagem à Abraham Pincas

O grande mestre Abraham Pincas (1945-2015) Professor de Técnicas de Pintura na École Nationale Supérieure des Beaux Arts de Paris já conhece os segredos da eternidade. Que sua alma descanse em paz.

Devo à este aplicado mestre búlgaro judeu a maior parte de meus conhecimentos técnicos, e, por que não dizer, boa parte do sucesso que obtive em minha carreira.

Tenho certeza de que este professor competente e dedicado não será esquecido por tantos alunos do mundo inteiro. Pincas lecionou na França, Israel, EUA, Coréia do Sul, China e Japão, e deixou muitos discípulos, entre os quais tenho a satisfação de estar, irradiando conhecimentos em técnicas de pintura pelo Brasil.

Em meio à tantos professores, Mr. Pincas se sobressaía, por realmente oferecer formação, conhecimento, não somente técnico, mas também de vida e espiritualidade. Pleno de cultura, cosmopolitano, aberto à escuta e ao diálogo com jovens de diferentes países, o mestre conseguia comunicar a profundidade da cultura judaico-cristã, e sua influência na pintura, com seus véus, veladuras, texturas, sutilezas, mística, tudo isto aplicado à arte.

Homem de forte temperamento e convicções, destacava-se entre os demais, por sua presença, força e gana de ensinar, compartilhar. Exigia de todos nós os resultados que pudessem estar à altura de seu atelier e ensino.

Sou imensamente grato ao Mr. Pincas, pela amizade e pelos ensinamentos que recebi entre 1981 e 1986. Graças à intervenção de seu assistente, Mr. Jean Petit, físico químico do CNRS (Centre National de Recherche Scientifique), fui selecionado entre 300 alunos, para integrar um pequeno e seleto time de 20 alunos, que receberam dedicação especial, e hoje formam uma elite nesta formação, espalhada pelo mundo.

Represento, desde então, a escola francesa, tentando partilhar com meus alunos toda sua profundidade e sutileza de conhecimentos, seu savoir-faire refinado, com satisfação e orgulho, divulgando as competências necessárias para trabalhar, em diversos ofícios nas artes da pintura.


fotoSou grato por ter sido convidado por Mr. Abraham Pincas para atuar como professeur en stage na Ensb-A de Paris, em 2002.

Rever a Escola e conhecer as mudanças (e o achatamento da arte) impostas pela arte e o ensino contemporâneo, foi importante, para melhor valorizar minha formação.

Um bom professor, tutor, mestre, faz toda a diferença, que, respondendo à minha demanda para ser seu assistente na Ensb-A, em 2002, vendo meus lançamentos nesta área, me disse:

-"Les techniques de la Peinture c´est Pincas en France, Prata au Brésil".

Vai com Deus, caro mestre.

Cá continuamos, na fé e na arte. Na arte, com fé.

Shema Israel Adonai Elohenu Adonai Echad !!!

Enciclopédia Atelier Prata - Tel 55 11 4035-2057 - Cel 55 11 99597-0275 - artista@sergioprata.com.br