Ampliação de conteúdo: O curso online de restauro de pinturas murais trata também sobre técnicas contemporâneas de saneamento de infiltrações por capilaridade nas paredes de imóveis, colaboração da escola de restauro dos monuments historiques da França.
Restauro de vitrais concluído: vitrais da Igreja Nossa Senhora das Graças de Marechal Hermes, Rio de Janeiro (RJ) e Igreja Matriz de Bananal (SP). Junho de 2012.
O prêmio nacional de esculturas em areia, permitiu que o artista Sérgio Prata iniciasse seus estudos na Ensb-A de Paris de 1981 à 1986. O artista continua suas pesquisas percorrendo museus, galerias, escolas de arte e atelieres em cerca de 15 países.
Subindo escarpas de montanhas para estudar iconografia com os monges do Monte Athos, visitando atelieres e museus na França, Canadá, Chile, Argentina, México, Itália, Sérgio Prata sempre está em busca de informações com especialistas e colaboradores internacionais, para partilhar com os estudantes de arte no Brasil.
O atelier Prata possui uma biblioteca especializada em técnicas de pintura com mais de 150 títulos, os materiais e equipamentos necessários para a execução de obras nas técnicas mais nobres da história da arte, como afresco, encáustica, óleo, cerâmica, vitral, íconografia, têmperas, aquarela, guache, caseína, marouflagem e outras. Conheça algumas das obras do artista nas diversas técnicas.
Capacitação, conhecimento, pesquisa, técnica, savoir-faire, são as metas e áreas de atuação do atelier Prata.
Isto é feito também através de cursos presenciais, nos quais os alunos aprendem a manipular as técnicas mais nobres da história da Arte, com materiais de alta gama, muitos deles importados.
O artista foi escolhido pela diretoria da Casa Editrice Cida de Roma, Itália, e teve seu curriculum e obra publicados no Catalogo Internazionale d´Arte Moderna, destinado à colecionadores, em Italiano e Inglês.
Em 1996, Prata iniciou o desenvolvimento de um novo procedimento de pintura: as pinturas trifásicas, com as quais recebeu um prêmio na Bienal do México, em 2008.
Em 2010, inicia suas pesquisas com pigmentos termossensíveis, propondo mais uma inovação tecnológica nas Artes Plásticas.