Os painéis artísticos em baixo relevo de concreto para a comemoração dos 100 anos da Empresa Elétrica Bragantina foram realizados em setembro e outubro de 2003.
Instalados na fachada do prédio da empresa, que tem sua sede no lago do Taboão, na entrada da cidade de Bragança Paulista, os painéis tem como tema a atividade de captaçãoransformação e distribuição de energia elétrica, atividade da empresa durante os seu 100 anos de história.
Esta técnica é muito resistente, e por esta razão indicada para locais expostos às intempéries, e locais de grande visitação pública.
Retrato de Poty Lazarotto, desenhado ao vivo por Sérgio Prata, em 1992, tendo-o como modelo vivo enquanto desenhava, diretamente sobre a pedra litográfica, no atelier do Solar do Barão, Curitiba (PR), um dia após ter retratado Burle Marx.
Sua resistência ao vento, sol e chuva é comprovada através dos muitos painéis existentes pelo Brasil, onde os mais conhecidos autores nesta técnica são o argentino Caribé (Salvador) e o paranaense Poty Lazzarotto (Curitiba).
Cada peça de isopor serviu como forma para uma peça de concreto. Uma malha de ferro é colocada no momento da concretagem, para maior estabilidade da peça.
Logo em seguida a peça é vibrada e passa por lenta secagem. balhou durante dois meses esculpindo as formas de isopor, onde foram concretados os painéis da Empresa Elétrica.
Agradecimentos:
Presidente da Funrede Sr. Osmar
Vicchiatti, Engenheiro Sérgio Suzan e todos demais trabalhadores da
eletricidade envolvidos neste projeto.
O talentoso artista sacro Sérgio Ceron colabora no curso de baixo relevo em concreto.
A obra foi doada pelo artista para integrar o acervo do atelier Prata.
Homenagem à natureza.
Acervo do atelier
Baixo relevo
em
concreto.
1,00 X 050 m.