Pintando uma aquarela da capela de Taizé, na Borgonha, França 2008.
Muitos pintores, alguns deles experientes aquarelistas, acreditam que a aquarela é feita com pigmentos e goma arábica. A fórmula da aquarela é mantida a sete chaves pela indústria de tintas.
Sérgio Prata, pesquisando nos atelieres da ENSB-A de Paris, chegou até uma fórmula que permite ao artista fluidez, transparência e elasticidade.
Manipulando da fórmula em atelier, obtemos uma aquarela agradável, e melhor do que isto, compreendemos o sentido da presença dos diversos constituintes da fórmula na pintura.
A fórmula da aquarela, desconhecida pela grande maioria dos artistas, possui ingredientes acessíveis, com os quais você pode fazer a sua própria tinta de aquarela, em seu atelier.
A fórmula da aquarela é mantida em segredo pelas indústrias, que lucram muito com a venda de materiais artísticos.
Ao contrário do que muitos crêem e publicam, a verdadeira fórmula da aquarela não utiliza a goma arábica. A goma arábica não possibilita a transparência típica da aquarela.
A goma adragante, também conhecida como tragacanto, possui as características de transparência, e certas particularidades interessantes, como a perda do poder adesivo após a sua secagem.
A fórmula da aquarela, a manipulação do aglutinante, e dicas de manuseio e realização de efeitos especiais podem ser vistos no DVD "Técnicas de Pintura "de Sérgio Prata. O CD-Rom apresenta um farto material sobre esta técnica.
|