Atuando nesta área desde o começo da década de 90, o artista acaba de relatar, em um curso online, os conhecimentos que lhe permitiram criar centenas de metros quadrados de painéis murais nesta técnica.
Aprenda a pintar painéis e objetos em glasura de cerâmica, com o artista que criou centenas de metros quadrados de obras nesta técnica. Conheça os materiais, os tipos de pincéis, pigmentos especiais, dicas de execução de projetos, transferência do desenho, pintura, queima, transporte e instalação dos painéis em cerâmica.
O artista Sérgio Prata iniciou-se na arte da cerâmica recebendo assessoria de alguns de seus alunos de Técnicas de Pintura que trabalham no desenvolvimento de arte para os revestimentos e produtos cerâmicos da Incepa, em Campo Largo (PR). Os painéis da fábrica da antiga Incepa (atual Roca) de Jundiaí são de autoria do artista, e surgiram como fruto desta pesquisa técnica.
Antes de executar um painel, o artista faz um estudo completo da composição, sobre papel. Cada peça de cerâmica é numerada, e o desenho é passado para o suporte cerâmico.
Trabalhadores da louça sanitária.
Painel em cerâmica para o hall da Incepa, atual Roca de Jundiaí (SP), 1995, 21 mts2.
"A história do banho", uma alegoria sobre a louça sanitária no Egito, Oriente e na Grécia Antiga. Criação e execução de Sérgio Prata, para os espaços dos restaurantes e praça da Incepa (atual Roca) em Jundiaí (SP).
Uma modelo posa para o artista durante a execução de uma pintura sobre cerâmica.
"Uma pintura em cerâmica só está pronta uma vez que saiu do forno". Bassos, da Incepa.
Cidade de Curitiba - Painel em cerâmica para o Shopping Center Novo Batel, 1994, 54 m2, Curitiba (PR).
Os aglutinantes mais variados são produzidos, podendo ser à base de água ou óleo. A indústria da cerâmica utiliza óleos diversos (ex: óleo de pinho) e aglutinantes à base d’água, nas serigrafias em série, aplicadas sobre seus revestimentos.
Porém, na execução de peças artísticas, o manuseio e o transporte das peças exigem um aglutinante que seque e resista a possíveis toques na camada pictural.
Convém ao artista testar seus pigmentos e aglutinantes com antecedência, pois eles podem reservar surpresas como gretagem (efeito de fervura), encurtamento da camada pictural ou não fixação, se o pigmento não for apropriado.
Escolha uma cerâmica sem defeitos, com ou sem vitrificação (glasura). O pigmento criará, mais facilmente, efeito de brilho na cerâmica com vitrificação. A cerâmica opaca criará outro efeito.
Pintura com pigmentos de cerâmica e diversos aglutinantes, queimados a 850 graus sobre peças de cerâmica.
Medida: 93 X 93 cm.
Atelier Prata, curso de cerâmica, janeiro de 2007.
Painéis em cerâmica retratando Santo Agostinho e Santa Rita de Cássia, para os nichos da fachada da Igreja Nossa Senhora das Graças, do Rio de Janeiro. Fevereiro à março de 2010. Veja outras fotos.
Painel em cerâmica para Igreja São Bento, de São José dos Campos (SP) 2011.