Preparando o suporte para a pintura do ícone de Cimabue (3,50 metros de altura) para Capela de comunidade Franciscana da cidade de Santo André.
25/03/2011
O desenho é definido, antes de iniciar a pintura dos fundos. Todos os principais elementos são desenhados, o damassé do fundo, o panejamento com estilo bizantino, os detalhes da anatomia; expressão corporal e facial do Cristo, seguindo o original de Cimabue.
28/03/2011.
Após uma boa limpeza do atelier, para tirar a poeira - estamos em período de obras de ampliação - início da pintura dos fundos, bolo de armênia para a douração, e o trabalho segue...
Agora, começamos os fundos da pintura, do damassé, da cruz, tonalidade de pele...
Agora, feitas as bases das cores, entramos na etapa de pintura do corpo e personagens laterais.
Visão do atelier, foto de Ariela Bueno. 12/08/2011.
Pintando uma réplica do ícone de Cimabue, agosto de 2011. Foto: Ariela Bueno.
Na posição horizontal, os detalhamentos de rostos e carnações são feitos.
As sombras incorporam a tonalidade terra verde (da marca Sennelier) empregando como aglutinantes a têmpera de ovo, tradicional medium da iconografia e a encaustica a frio, técnica da cera de abelha saponificada e emulsionada, como o que foi feito pelos artistas que nos precederam durante séculos.
Pintando a réplica do crucifixo de Cimabue. Foto de Ariela Bueno. Agosto de 2011.
Fotos da instalação: Mariane Segantini, Revista O Mensageiro de Santo Antônio. Colaboração na moldura e montagem: Alexandre.
Obra instalada no dia 13 de setembro de 2011.
Inauguração durante a Missa do domingo, 18 de setembro, as 9h30.
Capela Maria Imaculada.
Rua Fenícia, 774, Parque Novo Oratório. Santo André (SP).
Agradecimentos à todos os integrantes da Revista O Mensageiro e da Paróquia Maria Imaculada de Santo André (SP).
Agradecimentos sinceros ao nosso querido amigo Frei Wilmar Villaba Ortiz, que nos deixou no dia 02/03/2023, voltando à casa do Pai. Essa bela reportagem da Revista O Mensageiro de Santo Antônio retrata um pouco de sua trajetória e vocação, lhe fazendo jus.
Ficamos contentes em ter uma foto do nosso trabalho no altar, na celebração realizada pelo amigo sacerdote que sempre incentivou nosso atelier, que conosco sempre compartilhou fé, cultura, estendendo sua amizade à nossa equipe.
Vai com Deus, querido irmão de fé.
Laudate Dominum.
Veja também o calendário com obras sobre a vida de Santo Antônio. |