A terceira edição do livro Técnicas de Pintura, foi ampliada com conhecimentos sobre policromia, esgrafiado e douração para escultores, decalque artístico, técnica trifásica e outras dicas. Este projeto foi aprovado em Edital da lei Aldir Blanc, que permitiu a impressão de 1.000 exemplares.
O lançamento do livro será feito após uma palestra do autor sobre o mesmo tema, durante o encontro da Flib, Festival Literário de Bragança Paulista, no dia 22 de agosto de 2025, as 14 horas, no Centro Cultural Prefeito Jesus Adib Abi Chedid, Rua Conselheiro Rodrigues Alves, 251 - Centro, Bragança Paulista - SP.



-"Sérgio é um artista realizado, de um talento raro... Ele é um poço de conhecimentos, um pesquisador em todos os domínios técnicos das artes plásticas, sobre todos os tipos de suportes.
Ele nos demonstrou uma paixão sem limites para pesquisar e reencontrar técnicas muito antigas... ou muito originais como a da pintura
trifásica. Inventor, ele até mesmo desenvolveu conceitos de pintura inesperados...
Ao inverso de muitos mestres contemporâneos, Sérgio
fez o voto de partilhar seu saber, e de colocá-lo à disposição do público."
Apresentação aos editores Franceses, escrita por Jean-Roch Sauer, então vice-presidente da Sennelier e Raphael.

Jean-Roch Sauer, vice-presidente da Sennelier e Raphael, em visita à loja Pintar, com Caetano Ferrari, Ronaldo Dimitrov e Sérgio Prata, em 2002.
- "Sérgio oferece, em Técnicas de Pintura, aquelas dicas que, em qualquer tendência ou escola, vão ser muito bem-vindas, obrigado!"
José Carlos Fernandes, Caderno G, Gazeta do Povo, Paraná.

- "Nós estamos apoiando, porque é uma iniciativa inédita no mercado, muito carente deste tipo de informação/literatura."
Ronaldo Dimitrow, proprietário da Pintar.
- "Felizmente, ainda nos resta um teimoso". Carlos Scliar, ao comentar a perseverança de Sérgio Prata em partilhar conhecimentos de técnicas antigas como afresco e encáustica.
Leia os comentários dos leitores.
O ator
Paulo Autran, no lançamento da primeira edição do livro na Livraria Cultura, de São Paulo, em 1995.
Sumário:
Apresentação, Ideias, Introdução às Técnicas, Colas, Resinas, Pincéis, Preparação de Suportes, Papéis, Madeiras, Telas, Paredes, Maruflagem, Aglutinantes, Afrescos, Encáustica, Caseína, Têmpera do Ovo, Técnicas mistas e suas compatibilidades, Aquarela, Guache, Óleo, Mediuns e Emulsões, Vernizes, Pastel Seco, Acrílico, Alquídico, Técnicas especiais, Cerâmica, Vitrais, Ícones, Douração, Policromia, Esgrafiado, Pigmentos, Pigmentos especiais (termossensíveis e cromossensíveis), Pintura Trifásica (fosforescentes, fluorescentes), Decalques, Máscaras Venezianas, Toxicologia dos materiais, Tintas do mercado, Bibliografia.
Formato: miolo com 160 páginas, sendo 64 páginas coloridas e 96 páginas preto e branco, impressos em papel couché 90 gramas. Tamanho: 21 X 28 cm. O livro é ilustrado com cerca de 200 fotos. Capa
colorida em papel suprema, com acabamento em verniz UV. Tiragem: 1000 exemplares.
Destinado aos estudantes de arte e artistas profissionais,
trata-se de uma obra de referência para o estudo de técnicas de pintura,
pois revela os conhecimentos profissionais mais sofisticados da profissão
artística, de forma didática, mostrando o passo a passo e as sutilezas do
trabalho do artista plástico e sacro profissional, acrescentando informações
técnicas nunca antes documentadas e compartilhadas no Brasil.
Prata apresenta as dicas profissionais
provenientes dos melhores atelieres de técnicas de Pintura de Paris e da
França, revelando aos leitores de forma clara e direta, o savoir-faire dos ofícios da Arte da Pintura, através da
execução de dezenas de pinturas, em diversos tipos de suportes.
VEJA A REPERCUSSÃO NA MÍDIA da primeira e segunda edição.
A terceira Edição conta com uma versão impressa e uma versão em PDF.
"Faça o que você fizer em arte, dê sempre o seu melhor, tente dedicar-se com a sua máxima capacidade. Assim estará em paz com você mesmo. O tempo dirá se suas obras foram boas".
Roberto Burle Marx
Após a conversa com o grande paisagista, Sérgio Prata iniciou os trabalhos de criação e execução dos grandes afrescos de Santa Felicidade, em Curitiba.
Roberto Burle Marx, após ser retratado em litogravura pelo artista, incentivando-o para a execução dos afrescos na técnica tradicional, em Curitiba.
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