O artista Sérgio Prata, na qualidade de técnico em pinturas e em vitrais, integrou a equipe de profissionais que desenvolveram o projeto de restauro da Catedral Basílica de Curitiba (PR).
Em conjunto com os restauradores Nirceu Helena e Alexandre Bicalho, a equipe avaliou, diagnosticou e definiu os procedimentos de restauro a serem adotados, segundo as normas e ética profissionais próprias desta área de capacitação.
Cerca de 11 arquitetos trabalharam no projeto de levantamento arquitetônico do imóvel da Catedral, sob a coordenação da arquiteta Giceli Portela.
As diversas áreas de intervenção de restauro: vitrais, imaginária, pinturas murais, ornatos e mobiliário, foram diagnosticadas pela equipe de restauro. As análises químicas e microbiológicas foram feitas por equipe de profissionas da Universidade São Francisco, sob indicação do artista.
A montagem do projeto foi feita pelo artista Sérgio Prata.
Catedral de Curitiba, detalhe de litogravura comemorativa dos 300 anos de Curitiba, de Sérgio Prata. 1993.
O projeto investiga e estabelece as condutas e os procedimentos indicados para a restauração de cada setor da Catedral, dentro da ética e com os conhecimentos específics de cada setor do restauro.
Saiba mais sobre a participação de Sérgio Prata em obras de restauração.
|