livro técnicas de pintura  
afrescoaquarelaencausticatemperaoleoacrilicoalquidicocaseinavitraliconesoutras

sumario
apresentaçãointrodução
prefácio
colaboradores
patrocinadores
bibliografia

Agradecimentos

Quero apresentar meu agradecimento ao mestre Abraham Pincas e aos seus melhores colaboradores, entre eles o físico e químico Jean Petit, sem os quais eu não teria tido uma iniciação técnica de alto nível. Agradeço ao Mr. Bernard Delamarche, à minha colega Geneviève Reille e o atual professor Philippe Bennequin, que foram essenciais em meu aprendizado em afrescos na técnica tradicional, em um ambiente de amizade e consideração mútua.
Outros professores, como Mr. Debord, em anatomia, Bruno Foucart em história da Arte, James Bloedé em análise de obras, Robert Marchand em elementos de arquitetura foram essenciais na minha formação profissional.
Clotilde Gontel, jovem vitralista Francesa, trouxe até meu atelier os melhores conhecimentos da Escola de Vitralismo de Paris. Com generosidade única, colaborou no conteúdo desta matéria, tão pouco conhecida e divulgada no Brasil.
Tive a grande chance de ter sido incentivado pela família Sauer, proprietária das empresas de materiais artísticos Sennelier e Raphael, na França. Jean-Roch Sauer, vice-presidente das empresas do grupo, tido como o Père Tanguy da contemporaneidade identificava talentos artísticos em diversos países e os apoiava, sempre levando conhecimentos, belas cores, materiais equilibrados. Escutava os artistas, e preparava materiais de alta gama. Interessou-se pelos conhecimentos que divulgo, quando participei de uma conferência, para os pintores do grupo couleurs de Bretagne, nos atelieres da Sennelier, em Saint-Brieuc, em 2002. Atendendo ao meu convite, veio com sua companheira até o Brasil, em busca de novas fórmulas, para a criação de novos materiais, hospedando-se em meu atelier, visitando o nosso país. Escutando minhas propostas para novos materiais, criou novos materiais, inovadores, que hoje uso em minhas obras.
Recebi de Jean-Roch SAUER, em forma de agradecimento por tê-lo acompanhado durante 37 dias, enquanto encarava com nobreza e serenidade a doença que o levou de nosso convívio, o livro Dictionnaire des matériaux du peintre, de François Perego, que muito enriqueceu e atualizou minha Biblioteca.
Esta nova edição do livro Técnicas de Pintura é uma humilde porém justa homenagem à Jean Roch-SAUER, que tantas amizades e admiração conquistou no mundo das Artes, com quem tive a honra de partilhar conhecimentos raros e amizade respeitosa.
François Perego, também colaborador da Sennelier, é hoje o maior autor no ambiente de confecção de materiais de pintura, com artigos nas melhores revistas de técnicas de arte da França. Para nossa sorte, colabora também com alguns conhecimentos, nesta nova edição do livro técnicas de pintura.
A Arte e os artistas só têm a agradecer a iniciativa louvável da Prefeitura Municipal de Curitiba que, através da Lei de Incentivos Fiscais para a Cultura, possibilitou a primeira edição deste livro (e de muitos outros projetos aprovados de outros empreendedores), mais uma vez dando um exemplo para todas as demais prefeituras e governos. Após uma luta de 15 anos, consegui, com o apoio de parte (a melhor parte) da classe cultural Bragantina aprovar, regulamentar e implantar a mesma lei em Bragança Paulista. Esta segunda edição é portanto, fruto de 15 anos de batalha para mudar conceitos, padrões e condutas arcaicas em política cultural, em uma cidade do interior. Parabéns Bragança.

Não mude de cidade. Mudei a sua cidade. Não mude de país, mude seu país.
O verdadeiro progresso da civilização consiste em apoiar a criação e condenar a destruição! Apoiar a construção de uma sociedade mais culta, mais humana, mais expressiva e por conseqüência, mais feliz! Isto é política cultural.

Partilhar conhecimentos.

site do artista Atelier Prata - Tel 55 11 4035-2057 - Cel 55 11 9597-0275 - artista@sergioprata.com.br