arte sacra  
homeartistacursosexposiçõesprodutosobrasarte sacracontato







Restauro dos afrescos do palácio do Bispado

Os afrescos externos do imóvel do antigo bispado de Jaboticabal, realizados em técnica tradicional úmida, com retoques à seco, foram reconstituídos, por iniciativa da San Marino empreendimentos imobiliários, cuja sede será estabelecida neste imóvel.

Avaliação do afresco original: Podemos assegurar que a técnica empregada foi a do afresco, visto que as linhas de incisão, método de transferência próprio da técnica do afresco úmido secular, são perceptíveis na argamassa. Não detectamos argamassa diferencial perceptível entre intonaco e arriciatto. Parte da pintura e os retoques da obra original foram realizados em técnica de afresco à secco, e não constatamos camada de cristalização com incrustação dos pigmentos, típica do afresco úmido. Isto fragilizou a pintura, exposta às intempéries, restando somente alguns vestígios de pigmentos. Felizmente, a linha de incisão empregada pelo autor na transferência da composição sobre a argamassa nos permitiu identificar e reconstituir o desenho. Os pigmentos remanescentes nos permitiram recompor a obra em seu cromatismo original.

Devido ao avançado estado de deterioração da camada pictural, optamos por reconstituir os frisos e elementos fitomórficos empregando a técnica da cera emulsionada (o que assegura reversibilidade, um dos requisitos do ofício do restauro), empregando pigmentos naturais à base de terras, ocre amarelo, vermelho e terra verde (Sennelier). Optamos por uma fina camada protetora de cera emulsionada transparente com protetor ultravioleta tinuvim, para assegurar maior durabilidade ao trabalho de reconstituição do original.

Adotamos a técnica da cera emulsionada, para garantir maior durabilidade, devido à hidrofobia, alcalinidade e possibilidade de respiração desta fórmula secular. Quando comparada à técnica do afresco à secco, a cera permite maior resistência, pelos constituintes adesivos da fórmula.

Optamos por um cromatismo forte no momento da execução (como o que deve ser feito no afresco), trabalhando com transparência, levando em conta que, quando misturados à um medium alcalino e mantido em exposição aos raios UV, muitos pigmentos tem tendência a ternecer. O aspecto da obra tende a se aproximar do cromatismo original, sob estas influências.

Optamos por um trabalho de reconstituição em transparência (menor poder de cobertura), com manuseio rápido e destreza, mantendo o vigor e espontaneidade do original em afresco.

 

Zézo, artista plástico e promotor de eventos, foi o assistente responsável pela organização do restauro junto à empresa San Marino, convidando Sérgio Prata para direcionar técnicamente a obra.

Nesta foto podemos observar a trinca característica da técnica do afresco, decorrente do provável excesso de água no arriciatto e intonaco. Podemos deduzir que o pintor do afresco original, na intenção de obter mais tempo para a execução da obra nesta região de calor, utilizou uma argamassa demasiadamente úmida. Ao secar, a água se evapora, e a argamassa trinca. Optamos por não reintegrar as trincas, para não descaracterizar o suporte original, que estava com boa consistência, bem aderido à parede.

A destreza das pinceladas e a capacidade técnica visível no afresco original nos leva à deduzir que a obra foi executada por um pintor de grande experiência técnica e profissionalismo.

O imóvel passou por uma restauração primorosa, com a participação de profissionais das diversas áreas do restauro. O trabalho das madeiras das escadas e janelas merecem apreciação. Este imóvel estará aberto para a visitação do público, que terá acesso à mais um belo exemplar do patrimônio histórico da cidade conhecida como a "Atenas Brasileira".

A reintegração pictural dos afrescos da parede oeste do imóvel do antigo Bispado. Jaboticabal (SP), 5 de janeiro de 2011.

 

Agradecimentos: Vladimir, Gustavo, Zézo, e à toda a equipe que colaborou com a obra.

 

Outras obras de restauro

 

Enciclopédia Atelier Prata - Tel 55 11 4035-2057 - Cel 55 11 9597-0275 - artista@sergioprata.com.br