arte sacra  
homeartistacursosexposiçõesprodutosobrasarte sacracontato







vídeos

Projeto de restauração da Catedral de Curitiba

O artista Sérgio Prata, na qualidade de técnico em pinturas e em vitrais, integrou a equipe de profissionais que desenvolveram o projeto de restauro da Catedral Basílica de Curitiba (PR).

Em conjunto com os restauradores Nirceu Helena e Alexandre Bicalho, a equipe avaliou, diagnosticou e definiu os procedimentos de restauro a serem adotados, segundo as normas e ética profissionais próprias desta área de capacitação.

Cerca de 11 arquitetos trabalharam no projeto de levantamento arquitetônico do imóvel da Catedral, sob a coordenação da arquiteta Giceli Portela.

As diversas áreas de intervenção de restauro: vitrais, imaginária, pinturas murais, ornatos e mobiliário, foram diagnosticadas pela equipe de restauro. As análises químicas e microbiológicas foram feitas por equipe de profissionas da Universidade São Francisco, sob indicação do artista.

A montagem do projeto foi feita pelo artista Sérgio Prata.


Catedral de Curitiba, detalhe de litogravura comemorativa dos 300 anos de Curitiba, de Sérgio Prata. 1993.





O projeto investiga e estabelece as condutas e os procedimentos indicados para a restauração de cada setor da Catedral, dentro da ética e com os conhecimentos específics de cada setor do restauro.

Saiba mais sobre a participação de Sérgio Prata em obras de restauração.

 

Enciclopédia Atelier Prata - Tel 55 11 4035-2057 - Cel 55 11 9597-0275 - artista@sergioprata.com.br