RESTAURAÇÃO
        DE PINTURAS MURAIS - IGREJA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS, RIO DE JANEIRO. 
           As pinturas da Igreja Nossa Senhora das
        Graças, situada em Marechal Hermes, zona norte da cidade do Rio de Janeiro, foram executadas pelo pintor Catalão S. Pujals Sabaté entre
        1947 e 1949.  
        Devido à infiltrações de água, a camada pictural apresentava
        descolamento, craquelamentos e partes faltantes. 
Este tipo de envelhecimento precoce da
        pintura ocorre devido à escolha de fundo e da técnica empregada pelo
        pintor, neste caso, uma pintura à óleo. 
Isto ocorre com muita freqüencia nas
        pinturas sacras do Brasil, devido à escolha técnica dos pintores que
        aqui atuaram, seduzidos pela então nova técnica de pintura à óleo.
        Quando a pintura à óleo é feita sobre parede com preparação com
        fundo de gesso, torna-se uma técnica muito frágil. 
A água infiltra por goteiras, reverte o gesso, que perde seu poder de
        cola, a pintura à óleo, estanque, craquela e descola do fundo. Para
        sanar o problema das goteiras, foi feita uma sub-cobertura nas partes
        mais afetadas.  
            
            
            
           A TÉCNICA EMPREGADA 
                       
              Após o refaciamento das pinturas
            
    craqueladas, técnica que mantém e preserva as partes originais, a
            
    pintura é reintegrada, com aglutinante reversível, seguindo a ética
            
    da restauração.   
             
            A escola de Restauro de Milão e outras escolas européias se
            
            apropriaram da técnica da cera emulsionada, utilizada pelos artistas,
            
            para reintegrar as pinturas durante a obra de restauro.  
             
             
            
            
          A fórmula empregada respira muito bem, graças à presença de uma cola
            
            que permite que uma possível umidade passe através da pintura. Por ser
            
            alcalina, é muito indicada para o clima tropical. Por conter um forte anti-séptico, resiste à qualquer processo
            
            orgânico que tente se instalar. Permitindo o suor da parede, a pintura
            
            se preserva longamente.  
               
           
            A 
            obra de restauro foi realizada or Sérgio Prata e seu
            
            assistente Clayton Caner, com assessoria e direção do artista, por
            
            iniciativa do Pe. André Ricardo Zago, Pároco da Igreja. 
          Primeira intervenção ocorreu entre abril e
            
            junho de 2005.  
          A segunda intervenção ocorreu em janeiro de 2010. 
          Visite o site da Igreja em www.dasgracas.com.br  
            
            
           
               ÍCONE 
          As madeiras foram montadas e estruturadas
                      
                      para receber a preparação do levkas tradicional, feito de cola de pele
                      
                      de coelho e carbonato de cálcio. 
                       
                        
                      Pintura em têmpera de ovo e encáustica. Douração
                          
                      com ouro 24 kilates. A obra recebe uma moldura com pátina e está pronta
                              
            para a celebração.  
          Projeto e execução do ícone: Sérgio Prata.  
             
            Marcenaria da Cruz: José Zuccolloto. Moldura: Tomasetto. 
           
          Comandatário: Frei André Zago, Agostiniano.  
          Paróquia Nossa Senhora das Graças, Rio de Janeiro.   |