RESTAURAÇÃO
DE PINTURAS MURAIS - IGREJA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS, RIO DE JANEIRO.
As pinturas da Igreja Nossa Senhora das
Graças, situada em Marechal Hermes, zona norte da cidade do Rio de Janeiro, foram executadas pelo pintor Catalão S. Pujals Sabaté entre
1947 e 1949.
Devido à infiltrações de água, a camada pictural apresentava
descolamento, craquelamentos e partes faltantes.
Este tipo de envelhecimento precoce da
pintura ocorre devido à escolha de fundo e da técnica empregada pelo
pintor, neste caso, uma pintura à óleo.
Isto ocorre com muita freqüencia nas
pinturas sacras do Brasil, devido à escolha técnica dos pintores que
aqui atuaram, seduzidos pela então nova técnica de pintura à óleo.
Quando a pintura à óleo é feita sobre parede com preparação com
fundo de gesso, torna-se uma técnica muito frágil.
A água infiltra por goteiras, reverte o gesso, que perde seu poder de
cola, a pintura à óleo, estanque, craquela e descola do fundo. Para
sanar o problema das goteiras, foi feita uma sub-cobertura nas partes
mais afetadas.
A TÉCNICA EMPREGADA
Após o refaciamento das pinturas
craqueladas, técnica que mantém e preserva as partes originais, a
pintura é reintegrada, com aglutinante reversível, seguindo a ética
da restauração.
A escola de Restauro de Milão e outras escolas européias se
apropriaram da técnica da cera emulsionada, utilizada pelos artistas,
para reintegrar as pinturas durante a obra de restauro.
A fórmula empregada respira muito bem, graças à presença de uma cola
que permite que uma possível umidade passe através da pintura. Por ser
alcalina, é muito indicada para o clima tropical. Por conter um forte anti-séptico, resiste à qualquer processo
orgânico que tente se instalar. Permitindo o suor da parede, a pintura
se preserva longamente.
A
obra de restauro foi realizada or Sérgio Prata e seu
assistente Clayton Caner, com assessoria e direção do artista, por
iniciativa do Pe. André Ricardo Zago, Pároco da Igreja.
Primeira intervenção ocorreu entre abril e
junho de 2005.
A segunda intervenção ocorreu em janeiro de 2010.
Visite o site da Igreja em www.dasgracas.com.br
ÍCONE
As madeiras foram montadas e estruturadas
para receber a preparação do levkas tradicional, feito de cola de pele
de coelho e carbonato de cálcio.
Pintura em têmpera de ovo e encáustica. Douração
com ouro 24 kilates. A obra recebe uma moldura com pátina e está pronta
para a celebração.
Projeto e execução do ícone: Sérgio Prata.
Marcenaria da Cruz: José Zuccolloto. Moldura: Tomasetto.
Comandatário: Frei André Zago, Agostiniano.
Paróquia Nossa Senhora das Graças, Rio de Janeiro. |