homeartistacursosexposiçõesprodutosobrasarte sacracontato

entrevistasesculturasareia
retratospintura

Retratos

Desde os 11 anos, o menino aprendia a retratar. Aos 15 anos de idade, Sérgio já executava retratos com destreza. O prêmio de esculturas em areia o levou para Paris, onde desenhou modelos vivos com aplicação. Estudou morfologia humana na Ensb-A de Paris, desenvolvendo sua percepção da figura. Para custear seus estudos na França, o jovem estudante retratava turistas diante do Centro Georges Pompidou. Seus retratos espalharam-se desta maneira, por mais de 25 países.

De volta ao Brasil em 1986, dedicou-se ao retratismo, em performances no Shopping Mueller de Curitiba, Shopping Iguatemi de São Paulo, Shopping Miramar de Santos e em feiras de negócios, como em Salvador e Bragança.

Estima-se que tenha realizado mais de 2000 retratos, em locais públicos como shoppings, feiras e eventos, sempre diante dos olhos curiosos do público.

shopping

Sérgio Prata iniciou sua carreira na atividade de retratista, ao retornar de seu estudos na Ensb-A de Paris.

Na foto ao lado, retrata a repórter Adélia Maria Lopes, do Jornal O Estado do Paraná, no Shopping Mueller, antes de conceder sua primeira grande entrevista, que revelou sua trajetória ao público paranaense.

 

 


 

 

burle marxgravura

Com Roberto Burle Marx, após retratá-lo no atelier de litogravura do Solar do Barão, em Curitiba.
Note a pedra (lito) com o desenho, ao lado do famoso artista paisagista, que deixou o taxi esperando por mais de meia hora, para posar para o seu colega de profissão.

 

poty

Retrato do artista Poty Lazzarotto, realizado no atelier de gravura do Solar do Rosário, em litogravura - 1992.

 

jovemmenino

Retratos realizados nos Shoppings Iguatemi de São Paulo e Mueller de Curitiba.



Retrato da Fernanda, durante a Febracon, 2010.


Enciclopédia Atelier Prata - Tel 55 11 4035-2057 - Cel 55 11 9597-0275 - artista@sergioprata.com.br