livro técnicas de pintura  
afrescoaquarelaencausticatemperaoleoacrilicoalquidicocaseinavitraliconesoutras

sumarioamarelos
azuisbrancos
pretosterrasvermelhosverdes

ToxicologiaColaboradores
Fornecedores











PIGMENTOS

FOTO

macerando

Os pigmentos constituem a parte sólida, contínua, insolúvel, indivisível, da pintura.

Muitos deles são de origem vegetal, mineral ou animal, sendo que muitos pigmentos modernos foram descobertos em laboratórios, através da manipulação de elementos químicos. Os pigmentos podem apresentar durezas, tamanhos de grãos e aspectos diferentes, segundo a proveniência e método de obtenção.

Alguns deles são compatíveis com todos os aglutinantes, outros possuem incompatibilidades com certos pigmentos ou aglutinantes. De um modo geral, deve-se adicionar algumas gotas de álcool aos pigmentos que não se molham bem no aglutinante, para reverter esta situação.

Com a revolução industrial, surgiram novos pigmentos, que possibilitaram o surgimento do impressionismo. 

 

foto

A partir de 1850, foram inventados os novos óxidos de zinco, pigmentos industriais, opacos e com transparências. Notamos, no decorrer da passagem do tempo, o aumento da quantidade de pigmentos nas obras de arte.

Conheça a constituição química, as características físicas e as compatibilidades técnicas dos diferentes pigmentos aplicados em pintura artística. Aprenda sobre a toxicologia dos materiais, um setor da Medicina Ocupacional que o ajudará a proteger sua saúde e trabalhar longamente.

Todos os cursos on-line possibilitam acesso gratuito ao conteúdo sobre pigmentos.

Conheça os colaboradores deste curso.

PROCEDIMENTO DE COMPRA

site do artista Atelier Prata - Tel 55 11 4035-2057 - Cel 55 11 9597-0275 - artista@sergioprata.com.br