livro técnicas de pintura  
homeartistacursosexposiçõesprodutosobrasarte sacracontato

sumario










2a. edição do livro Técnicas de Pintura - Prefácio on-line

Leia um pequeno trecho do prefácio do livro:

Partilhar conhecimentos, em qualquer área de atuação, é pensar no bem da comunidade (polis) onde vivemos, colaborando para a pesquisa e capacitação. Partilhar cultura é, no sentido etimológico do termo, fazer política cultural. O aprendizado do saber-fazer só é possível se adotarmos uma postura de humildade, diante da enorme herança que nos oferece a história; um vasto conjunto de conhecimentos de arte, técnicas, estéticas, teologia da imagem, experimentações e de algumas conclusões definitivas, que só são possíveis quando uma obra resiste à passagem do tempo.

Nesta edição, contamos com o apoio do especialista em tecnologia dos materiais Caetano Ferrari, que propôs uma vasta bibliografia, sugestões de inclusão e abordagens de produtos industrializados e uma variedade de fórmulas, que veio se somar as já descritas na primeira edição.

Levando em consideração as propriedades dos materiais abordados nesta edição, você poderá fazer novas adequações e descobertas, alterações de fórmulas, manipulando-as conforme suas necessidades.

PRAZER DE PARTILHAR

Vejo prazer estampado nos olhos dos frequentadores do ateliê, a cada descoberta em técnicas. É a luz da revelação, que desperta, da criatividade que encontra meios de expressão. As mensagens de apoio e admiração pela obra já realizada me incentivam. Sou testemunha do entusiasmo do saber fazer, ligado ao poder fazer, no talento de muitos estudantes e artistas.
Ao executar estudos e testes das técnicas exemplificadas, você poderá se permitir alguma liberdade. A liberdade de atualizar técnicas antigas aos materiais modernos, e encontrar soluções em técnicas mistas, compatíveis entre si. Saiba do risco de erro, de encontrar técnicas que envelhecem mal, de materiais que não resistem ao tempo, se estes não respeitarem os princípios dos materiais.

As compatibilidades tornam-se possíveis desde que o artista conheça os princípios dos materiais. Conhecendo alguns encurtamentos técnicos e algumas dicas profissionais, todas as técnicas tornam-se compatíveis. É uma lógica que adquirimos após muita experimentação e direcionamento.

RAZÕES PARA O ESTUDO TÉCNICO
A pintura e o desenho são linguagens do silêncio, mesmo quando expressam temas fortes. A tela e o papel tudo aceitam, silenciosos. O tempo, por sua vez, faz a triagem entre o que pode passar por sua fina peneira e o que vai se deteriorar.

O pintor contemporâneo saberá criar melhor e deixará o testemunho de sua época para as futuras gerações se souber manejar quimicamente sua pintura, fazendo o equilíbrio alquímico, a culinária sofisticada dos elementos da arte. Saberá também se proteger e evitar os materiais mais ofensivos à sua saúde, obtendo resultados excelentes com materiais diferentes, lendo sobre a toxicologia dos materiais artísticos.

site do artista Atelier Prata - Tel 55 11 4035-2057 - Cel 55 11 9597-0275 - artista@sergioprata.com.br