A capacitação profissional em vitralismo proposta pelo atelier é feita em duas etapas: primeiramente, através do curso online de vitral
Após o estudo através deste vasto material, que aborda a escola francesa de vitralismo tradicional, o aluno pode se inscrever em um curso presencial, onde terá a oportunidade de trabalhar em todas as etapas da criação e realização de um vitral.
No curso presencial, os alunos colocam em prática todas as etapas do vitralismo tradicional, segundo os ensinamentos da escola francesa: a elaboração do projeto, a execução do cartão, as transparências, a transferência do desenho, o corte dos moldes, as técnicas de pintura em grisalha, carnações (Jean Cousin) e cores de cementação (amarelos de prata e vermelho de cobre), o manuseio do pincel blaireau, as técnicas de lineamento e de retiradas de luzes, as precauções com a toxicidade dos materiais, o transporte e a queima no forno, a montagem com chumbo.... entre outras informações teóricas e práticas.
Os alunos entram em contato com os materiais profissionais importados, chamados materiais de alta gama.
Fotos do curso do inverno de 2009.
Fotos de um curso de vitralismo em 2011.
Conteúdo:
Os estilos e a técnica tradicional da arte dos vitrais, com pintura sobre vidro e montagem de chumbo. As ferramentas e instalações que necessita para montar seu atelier de vitral. A elaboração do projeto, os cortes dos moldes, os instrumentos e utensílios utilizados. Onde comprar os materiais. Realização de um vitral, em todas as suas etapas: o corte e o desbaste dos vidros, com exercícios propostos. As dicas profissionais do manuseio técnico de todas as etapas. A montagem do vitral, a solda e a cimentação do chumbo. Fórmulas antigas e atualizadas.
A rara arte da pintura dos vidros, na técnica tradicional: os esmaltes, as grisalhas, as cores de cimentação (amarelo de prata e vermelho de cobre) e as carnações (Jean Cousin). A aplicação dos diversos tipos de pincéis específicos do vitralismo: o Blaireau (pelo de texugo), o putois (para a retirada de sombras), o pincel gotejador e o pincel delineador. Os Utensílios do ofício e as manipulações específicas das técnicas de pintura sobre vidro.
Os alunos trabalham com as grisalhas importadas sobre a mesa de luz, fazendo a blaireautage, que é a passagem do pincel de cerdas de blaireau (texugo), e as retiradas de luzes, na técnica secular do vitralismo, segundo os ensinamentos da escola Francesa.
Noções de restauro de vitrais.
Todos os materiais profissionais para o vitralismo, são importados e estão incluídos no curso presencial.
O atelier pode fornecer alojamento para alguns alunos, e as refeições são feitas na casa anexa ao atelier.
Somente alunos preparados através do curso online de vitrais são aceitos no curso presencial.
Conheça uma página do curso: a história do vidro e dos vitrais.
Veja outras páginas de vitralismo neste site
Os alunos-artistas fazem os exercícios de pintura próprios do vitralista, com o branco fosqueador, a blaireautagem das grisalhas, a retirada das luzes, a aplicação das cores de cementação e aprendem noções de composição e anatomia, para melhor exercerem a arte figurativa.
|