RESTAUROS
1991 - Restauração das pinturas e reintegração de afrescos da "casa das pinturas" de Santa Felicidade, Curitiba (PR).
1995 - Restauração da fachada da Livraria Ghignone da Rua XV, em arricciato e encáustica, Curitiba (PR).


Julho-Agosto de 1995
Restauração de faixas decorativas do colégio Santa Maria, Curitiba (PR).

1995 - Assessoria técnica para a Restauração da Igreja Nossa Senhora do Rosário, de Bragança Paulista (SP), reintegração de camada pictural, refaceamento e restauro.
1997 - Restauração do retrato de Dom José Maurício da Rocha, datado de 1933, pintura de Rocco, ao lado de Nirceu Aparecido Helena, professor do Instituto Paulista de Restauro. Marouflagem com cera a quente, reintegração do suporte e da camada pictural.
2000 - Restauração de pintura mural em residência particular, do inicio do século, com autor desconhecido. Limpeza do verniz oxidado, reintegração do suporte e da pintura. Bragança Paulista (SP)
2000 - Professor de técnicas de pintura mural para os alunos do 1o. curso de formação de técnicos em restauração de pinturas murais, organizado pela Restauradora Suely Deschemeyer e Universidade Federal do Paraná, cuja equipe de técnicos restaurou a capela do antigo Seminário de Rio Negro (PR), onde hoje funciona a Prefeitura.
2001- Análise preliminar do restauro dos afrescos a seco e têmperas da Capela de Monte Alegre do Sul, em Piracicaba, pintada por Volpi em 1938. Orientação técnica de restauro para a Societá Italiana de Piracicaba (SP). 
2002 - Elaboração do projeto de restauro da Basílica Velha de Aparecida (SP), tombada como patrimônio Histórico.
2003 - Restauração dos vitrais e pinturas da Igreja do Rosário de Bragança Paulista SP.
2004 - Restauração da capela da Santa Casa de Bragança Paulista, onde viveu Madre Paulina.
2004 - Restauração de crucifixo em jacarandá para a Univap de São José dos Campos.
2005 - Restauração de vitrais para residência da família Campos Sales, em Espírito Santo do Pinhal (SP).
2005 - Restauração de vitral para a Igreja do Rosário de Bragança Paulista (SP)
2005 - Restauração de pinturas de arte Sacra para Igreja Nossa Senhora das Graças, no Rio de Janeiro (RJ).

1997 - Restauração do Retrato oficial de Dom José Maurício da Rocha, pertencente à Cúria Diocesana de Bragança Paulista. Autor: Rocco, 1933. 
    
A pintura foi fixada, o suporte foi marouflado sobre tela nova, e a camada pictural reintegrada por técnica de trattegio.

O restauro do retrato de Dom José Mauricio da Rocha foi um desafio muito interessante, pois quando ele nos foi confiado, a camada pictural caía no chão. Após um longo período sob uma goteira, por onde passou a água, o poder de cola da preparação da tela diminuiu drasticamente. O procedimento de refaceamento, marouflagem e reintegração pictural por trattegio, foi minucioso e demorado, mas chegamos em resultado muito satisfatório. 
FAIXAS DECORATIVAS


ANTES

As pinturas das paredes desta residência apresentavam um verniz amarelado, com escorrimentos e muita poeira. 2000.


DEPOIS

Após longa limpeza com a retirada do verniz antigo, foi feita a reintegração de argamassas e da pintura mural.

As técnicas de pintura mural são conhecimentos básicos para a arte da restauração, pois englobam conceitos de conservação, de física e química dos aglutinantes e pigmentos, interação entre camadas, preparação de tintas e suportes. 
O conhecimento técnico auxilia o artista plástico na elaboração de sua arte, mas também na preservação de sua obra.
Grandes artistas Brasileiros, como Edson Motta e Mestre Rescala foram excelentes restauradores.
Alguns setores da vasta ciência do restauro, como o restauro de verdadeiros afrescos em intonaco úmido, exigem grande capacitação e conhecimentos técnicos.
Não são raras as ocasiões onde um patrimônio cultural é perdido graças à intervenção de pessoas sem formação, que na intenção de ajudar, sem preparo técnico, acabam apagando da história testemunhos de arte de qualidade.

É preferível deixar de restaurar uma obra, do que entregá-la à uma pessoa que não conheça restauração.


Reintegração de camada de arriciatto e intonaco em afresco da "casa das pinturas"no bairro de Santa Felicidade, Curitiba, 1991.

Veja também : RESTAURAÇÃO DE VITRAIS