IGREJA DO ROSÁRIO, Bragança
Paulista (SP).
RESTAURAÇÃO
DO VITRAL DO CRISTO REI
O vitral sofreu
graves danos ao sofrer uma queda de cerca de 10 metros, durante um
vendaval em novembro de 2003. Os cacos do
vitral chegaram no atelier, onde foram organizados, montando o
que restou da imagem. Com o auxílio de uma fotografia,
conseguimos redefinir o vitral original.
Outras peças decorativas
totalmente quebradas são refeitas em glasura sobre vidro, seguindo o
padrão e cores do original. Detalhe da pintura da mão que abençoa. A pintura é feita com
pigmento próprio para glasura em vidro, que se fixa através da queima
entre 520 e 620 graus no forno do atelier.
Após a pintura e sua queima, o vitral é montado na técnica
tradicional do chumbo, sobre uma mesa de madeira.As peças são mantidas
no local com o auxílio de cravos especiais.
VITRAIS
DAS PORTAS DE ENTRADA
O vitral é colocado sobre a mesa de luz, antes de
ser desmontado. As peças quebradas são refeitas com vidros
importados e grisalha queimada em forno.
RESTAURAÇÃO DA CAPELA DO SANTÍSSIMO
As obras de arte da Igreja do Rosário
constituem uma importante parte do acervo de arte religiosa de Bragança
Paulista. A igreja foi inteiramente decorada pelo pintor Ligabue em
meados do século passado.
Na década de 70, as pinturas de Ligabue foram restauradas pelo pintor de
arte sacra Bruno di Giusti, que recebeu também o encargo de pintar a
capela do Santíssimo.
Deterioração na obra pintada
por Bruno di Giusti, causada por infiltração de água.
A pintura da capela do Santíssimo, de
autoria do pintor Veneziano Bruno di Giusti é um bom exemplo de arte
religiosa figurativa. Quando uma pintura à
óleo é feita sobre parede, cria uma camada pictural estanque, que pode se
descolar do suporte (parede) quando a umidade desce,
devido à infiltrações.
Nossa equipe de restauro atuou
na capela em 1995, re-fixando camadas picturais e reintegrando pedaços
da pintura. Para correção do problema, instalamos uma
sub-cobertura de manta de alumínio, impermeabilizando o telhado. As
ripas e telhas foram trocadas.
REFACIAMENTO DAS CAMADAS PICTURAIS
Para correção do problema, instalamos uma
sub-cobertura de manta de alumínio, impermeabilizando o telhado. As
ripas e telhas foram trocadas.
As escamações da camada pictural são umedecidas para
tornarem-se maleáveis e elásticas. O papel é umedecido e recebe a cola reversível.
A superfície de base recebe a cola reversível. O papel é colocado sobre as escamas,
reposicionando a camada pictural em seu lugar.
Após a secagem, os papéis são umedecidos com o aspersor e retirados
facilmente, graças à reversibilidade da cola. As camadas picturais agora estão
recoladas sobre o suporte. Chega o momento de reinserir massa no suporte, para
nivelar a camada de pintura.
A reintegração pictural é feita na técnica de restauração, o trattegio, com tinta reversível e hachureamento, tornando a reinserção
imperceptível ao leigo que observa de longe, porém perceptível ao
restaurador que observar de perto.
A limpeza e refaceamento também foram feitos na cena dos apóstolos
crianças.
Equipe de restauro:
Nirceu Helena, Sérgio Prata e Clayton
Caner.
Agradecimentos:
José Carlos, Monsenhor Giovanni, José Batista, Nê Bonini, Bragança Jornal.
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