A
primeira Santa Brasileira,
Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus, foi canonizada no dia 19 de
maio pelo papa João Paulo 2º.
Entre 1909 e 1918,
Madre Paulina residiu em Bragança Paulista (SP). Durante o primeiro ano de sua estadia
na cidade, ocupou o quarto situado ao lado da capela da Santa Casa de
Misericórdia de Bragança Paulista, enquanto aguardava a conclusão do
prédio do Asilo, construído por sua Congregação.
Foram
anos marcados pela oração, pelo trabalho e pelo sofrimento, tudo aceito
para que a sua Congregação se desenvolvesse e segundo suas palavras para
que "Jesus fosse conhecido, amado e adorado por todos e em todo o
mundo".
Equipe de restauro: Nirceu Helena, Clayton Caner e Sérgio Prata. Aprendiz: Keile.
Fazendo a análise estratigráfica, detectamos pinturas antigas: A primeira pintura, a exemplo
de grande parte das capelas e igrejas antigas do Brasil, é de um azul
claro, a cor de Maria.
REFACEAMENTO
DAS CAMADAS PICTURAIS
As escamações da camada pictural são umidificadas
para tornarem-se maleáveis e elásticas.
As escamações são refaceadas, ou seja, recoladas sobre o suporte com
cola reversível.
Aguarde o lançamento do vídeo
Técnicas de Restauração: este é um projeto em andamento, preparado com
o auxílio de restauradores.
O papel com cola reversível é colocado sobre as escamas, reposicionando
a camada pictural em seu lugar.
Após a secagem, os papéis são umedecidos e retirados, graças à reversibilidade da
cola.
A reintegração pictural pode então ser feita.
RESTAURAÇÃO DOS FALSOS
MÁRMORES
Iniciamos a limpeza do verniz
oxidado, limpando décadas de poeira acumuladas sobre o verniz, que
impediam a leitura da cor correta do faux-marbre.
Na foto podemos
perceber nitidamente a diferença entre as cores do verniz oxidado e do
falso mármore original, que terá sua camada pictural faltante
reintegrada.
Ao lado vemos aspecto da
parede restaurada, com seus falsos mármores reintegrados.
Agosto de 2004.
REINSERÇÃO DE ARGAMASSAS
E CAMADAS PICTURAIS
ANTES DO RESTAURO
Os pedreiros em geral não sabem que nas argamassas antigas não
existia cimento.
Na foto acima, podemos ver como a acidez da argamassa de cimento afetou a
pintura mural.
DEPOIS DO RESTAURO
Retiramos o cimento, inserimos a argamassa na técnica antiga, e
reconstituímos a pintura na técnica contemporânea de restauro por cera
emulsionada, de aspecto opaco e estabilidade química e ph básico.
RESTAURAÇÃO DE ARGAMASSA DE ALVENARIA, PINTURA MURAL E FALSO
MÁRMORE SOBRE MADEIRA.
Os cupins e a umidade do solo freqüentemente atingem os rodapés de madeira.
A solução foi tratar a alvenaria com descupinização, reinserir e reestruturar as partes
faltantes, que receberam pintura em cera emulsionada, na técnica
utilizada atualmente em Florença.
O rodapé foi feito por
marceneiro no mesmo formato do original, e o falso mármore original foi
reconstituído por nossa equipe. Na foto, vemos o aspecto da
restauração da pintura mural e do rodapé.
O provedor Sr. José Álvaro
Leme acompanhou as obras e zela pela Santa Casa.
UM POUCO DE HISTÓRIA:
A primeira santa brasileira nasceu em 16 de dezembro de 1865 na pequena
cidade italiana de Vigolo Vataro e foi batizada de Amabile Lucia
Visintainer.
Ela chegou ao Brasil em 1875, quando ainda era criança, acompanhada dos
pais, Antonio Napoleão Visintainer e Anna Pianezer. Tinha 14 irmãos:
nove homens e cinco mulheres. Morou com a família no Estado de Santa
Catarina.
Aos 25 anos, deixou a casa dos pais e, na companhia de Virginia Nicoladi,
foi morar em uma pequena casa para cuidar de uma senhora com câncer. Como enfermeira, trabalhou por cerca de dez anos em Bragança Paulista.
Sofrendo de diabetes, em 1938 teve o braço direito amputado e chegou à
cegueira total.
Ela morreu em 9 de julho de 1942. Pouco antes de falecer, madre Paulina
disse "seja feita a vontade de Deus", segundo as autoridades católicas.
Agradecimentos:
Provedor José Álvaro Leme, Maurício Cestari, Enir Acedo e aos demais membros e
benfeitores da
Santa Casa de Misericórdia de Bragança Paulista (SP).
Restaurador Nirceu Helena
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