A preparação da madeira com levkas, na técnica tradicional, feita com cola de pele de coelho e carbonato de cálcio. Aulas para o curso online de iconografia, durante os trabalhos no Ícone de São Damião, destinado a capela São Francisco de Ubatuba (SP).
O início do desenho sobre o levkas. Diversos métodos de transferência podem ser utilizados para a ampliação e cópia de um ícone tradicional, na técnica milenar. Neste caso, foi empregada a projeção e a ampliação com cálculos para manter as proporcões originais.
Após o término do desenho, as primeiras cores, como o vermelho de cádmium são aplicadas sobre o levkas (preparação da madeira composta de cola de pele de coelho e branco de espanha), utilizando-se a têmpera de gema de ovo, como faziam os iconógrafos desde os primeiros séculos da cristandade.
Acima: Continuidade dos trabalhos, aplicação das linhas negras com têmpera de ovo e pigmento negro da Sennelier.
Acima: pintura do bolus (bolo de armênia e início da douração verdadeira).
Cruz de Cimabue
Iniciando o Levkas para a Cruz de Cimabue, junho de 2019.
Iniciando o desenho dos personagens da cruz.
Iniciando as cores de fundo.
Colocando fundo, douração e fundo em damassé.
Escrevendo a parte fosforescente, ícone com técnica milenar (encáustica a frio) e contemporânea.