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Ícone de São Damião

A preparação da madeira com levkas, na técnica tradicional, feita com cola de pele de coelho e carbonato de cálcio. Aulas para o curso online de iconografia, durante os trabalhos no Ícone de São Damião, destinado a capela São Francisco de Ubatuba (SP).

O início do desenho sobre o levkas. Diversos métodos de transferência podem ser utilizados para a ampliação e cópia de um ícone tradicional, na técnica milenar. Neste caso, foi empregada a projeção e a ampliação com cálculos para manter as proporcões originais.

Após o término do desenho, as primeiras cores, como o vermelho de cádmium são aplicadas sobre o levkas (preparação da madeira composta de cola de pele de coelho e branco de espanha), utilizando-se a têmpera de gema de ovo, como faziam os iconógrafos desde os primeiros séculos da cristandade.

 

Acima: Continuidade dos trabalhos, aplicação das linhas negras com têmpera de ovo e pigmento negro da Sennelier.

Acima: pintura do bolus (bolo de armênia e início da douração verdadeira).

 

 

 

 

Cruz de Cimabue

Iniciando o Levkas para a Cruz de Cimabue, junho de 2019.

Iniciando o desenho dos personagens da cruz.

Iniciando as cores de fundo.



Colocando fundo, douração e fundo em damassé.

 

Escrevendo a parte fosforescente, ícone com técnica milenar (encáustica a frio) e contemporânea.

Douração dos elementos decorativos.


Detalhamento dos personagens.

Se você deseja saber mais sobre ícones: curso online de iconografia.

ICONES

 

 

 

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