Curso de vitral no Museu de Arte Sacra de São Paulo
Aprenda a arte do vitralismo, em um passo a passo didático, exerça seu talento e faça vitrais de grande valor artístico, sempre protegendo sua saúde, conhecendo as precauções necessárias à todo vitralista.
Fotos do primeiro curso, de vitral básico, dias 7 e 8 de setembro de 2024.
Professor: Sérgio Prata
Prof. assistente: Mateus Klein.
Suas frequentes visitas às Catedrais, Basílicas e Igrejas da França e de outros países da Europa despertaram seu interesse por esta arte da luz, no começo da década de 1980.
Após seus estudos na renomada escola de arte francesa, o artista continuou suas pesquisas nas artes do vidro em atelieres de especialistas.O conteúdo abordado neste curso online é proveniente da escola secular Francesa, com co-autoria da vitralista Clotilde Gontel e de Josette Trublard, renomada professora de pintura de vitrais da École Nationale d´Arts et Métiers de Paris.
CONTEÚDO:
Os estilos e a técnica tradicional da arte dos vitrais, com pintura
sobre vidro e montagem de chumbo. As ferramentas e instalações que necessita para montar seu atelier de vitral.
A elaboração do
projeto, os cortes dos moldes, os instrumentos e utensílios utilizados. Onde comprar os materiais. Realização de um vitral, em todas as suas etapas: o corte e o desbaste dos vidros, com exercícios
propostos. As dicas
profissionais do manuseio técnico de todas as etapas.
Pintura de vitral em grisalha, realizada por Sérgio Prata, co-autor e editor do curso online, durante curso presencial realizado no atelier.
Você aprende também a
montagem do vitral, a solda e a cimentação do chumbo.
Obtém os endereços e contatos com os fornecedores de materiais para o vitralismo, e tem acesso à fórmulas antigas e atuais empregadas no vitralismo. Estuda alguns conhecimentos raros: a arte da pintura dos vitrais na técnica tradicional:
as grisalhas, as cores de cimentação (amarelo de prata e vermelho de cobre)
e as carnações (Jean Cousin).
A aplicação dos diversos tipos de pincéis específicos do vitralismo: o Blaireau (pelo de
texugo), o putois (para a retirada de sombras), o pincel gotejador e o pincel delineador. Os utensílios do ofício e as manipulações específicas das
técnicas de pintura sobre vidro.