livro técnicas de pintura  
afrescoaquarelaencausticatemperaoleoacrilicoalquidicocaseinavitraliconesoutras

sumario
historiaorigenstiposfabricação
medidas
formatosprojetomaquete
calibragemdesbaste
ferramentasTipos de pincéisprecauções
tecnicascorte
montagem
soldaconsolidaçãopinturagrisalhaamarelovermelhocarnaçõesfornosqueima
transporteinstalação
RestauroTermoformaçãoautores
colaboradores

Curso de vitral no festival de inverno 2011


Fotos: Antônio Proença e John O´Connor.

Oficina de Vitralismo com Sérgio Prata esbanja técnica e arte no Festival de Inverno

O Festival de Inverno 2011 ficará marcado na história da cultura da região bragantina como o mais diversificado e completo desses dez anos. Desta vez, o que chama atenção do público, além das atrações, são as oficinas que acontecem durante o festival e atraem gente de muito longe. A oficina de vitralismo com Sérgio Prata é, sem dúvida, a que reuniu o maior número de inscritos de lugares diferentes.


Fotos: Marcos Bueno.

O curso de vitralismo básico acontece nos dias 11, 12 e 13 de julho, das 14h às 17h, no atelier Prata, graças ao patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, é oferecido sem custo para os participantes. Na oficina há 10 participantes, sendo um americano, uma mexicana, uma de Campo Grande-MS, outra de Belo Horizonte-MG e o restante de Bragança Paulista. Há quem já tem contato com a arte, quem trabalha com ela e quem quis conhecer, por isso é tão abrangente.


Fotos: Antônio Proença.

Os alunos receberam previamente o conteúdo teórico on-line e nas aulas práticas executam a criação de um projeto com os métodos de transferência, moldes, corte e desbaste de vidro, resultando na montagem de um pequeno vitral baseado na técnica do chumbo e iniciação à pintura de vitrais. Este curso presencial permite uma capacitação básica e possibilita o aluno a ingressar no curso de especialização, que será realizado em setembro.

O curso de especialização em técnicas de pintura de vitral com Josette Trublard, professora e autora do livro "Le vitrail, Techniques d´hier et d´aujourd´hui", que exerce a profissão de vitralista na capital francesa, acontece de 5 a 9 de setembro, das 9h às 17h, com organização e tradução simultânea do atelier Prata.

O Festival de Inverno proporcionou aos participantes a oportunidade de aprender com um artista consagrado como Sérgio Prata, que iniciou seus estudos na Ensb-A de Paris em 1981 e até hoje continua suas pesquisas percorrendo museus, galerias, escolas de arte e atelieres em cerca de 15 países.

Alunos do curso patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura, durante o Festival de Inverno 2011.

O atelier Prata, situado ao lado de uma mata preservada, possui sede própria de 250 metros quadrados unicamente destinados ao estudo de arte, execução de obras, pinturas murais, sobre tela, cerâmicas e vitrais. Possui biblioteca com cerca de 150 livros e publicações sobre as mais diversas técnicas e ofícios de arte, em Inglês, Francês, Espanhol, Italiano e Português.

O artista investe neste momento nas instalações do atelier, espaço no qual os estudantes de arte fazem uma imersão no mundo das técnicas, participando de estágios e cursos, desenvolvendo seu conhecimento nas técnicas artísticas e ofícios de arte. O aluno tem acesso a um computador, com cds de arte e de museus, vídeos e DVDs para pesquisa nas mais diversas técnicas de desenho, escultura, pintura, gravura, vitrais, iconografia e restauração.


Tauana e Francine foram alunas de vitralismo no curso do Festival de Inverno. Foto: Antônio Proença.

O atelier Prata atua como um centro de referência internacional, na pesquisa e saber-fazer artístico, para onde convergem artistas e estudantes de arte interessados em conhecimentos técnicos raros e seculares, como o afresco, encáustica, iconografia e vitralismo, entre outros procedimentos.


Fotos: Marcos Bueno.

Silvia Stumpo, artista plástica de vitrais, viu na oficina a oportunidade de aprimorar o trabalho que já desenvolve em Campo Grande, onde já trabalha com a técnica fusing. Com vidros retirados do lixo ela faz arte.

Graças à Secretaria de Cultura e Turismo de Bragança Paulista a população pôde se inscrever num curso deste nível, gratuitamente. 

Texto: Natália Pellicciaro

Veja a notícia no site da Prefeitura Municipal de Bragança Paulista

 

 


Conheça uma parte de uma página do curso on-line:

vitrais

Aprenda a arte do vitralismo, em um passo a passo didático, exerça seu talento e faça vitrais de grande valor artístico, sempre protegendo sua saúde, conhecendo as precauções necessárias à todo vitralista.

site do artista Atelier Prata - Tel 55 11 4035-2057 - Cel 55 11 9597-0275 - artista@sergioprata.com.br