arte sacra  
homeartistacursosexposiçõesprodutosobrasarte sacracontato















Restauro de vitrais da Igreja Santo Antônio, de Rio Bananal (ES)

 

Primeira etapa do restauro: fixação de vitrais instáveis no local, restauro de 4 rosácias e restauro de um vitral com o tema do Convento da Penha, de Vitória. Criação de 3 vitrais faltantes, com temas de Aparecida, e dos locais onde viveu e pregou Santo Antônio de Pádua.

Desmontagem dos vitrais, corte dos vidros faltantes, limpeza dos vidros antigos.

Pintura das grisalhas dos elementos faltantes, na mesma técnica e estilo dos originais.

Vitrais do lado esquerdo da nave central.

Vitrais do lado direito da nave central.

Nos dias 10 e 11 de dezembro de 2025, retiramos inteiramente 3 vitrais, para o restauro dos caixilhos metálicos, que serão restaurados pelo Benê, prestador de serviços na Diocese.

Pier Giorgio, restaurador italiano com experiência internacional, referenciado pelo Vaticano e Unesco, e Benivaldo, nosso aluno de vitrais, fazendo a retirada dos panneaux dos vitrais, em dezembro de 2025.

 

De volta ao atelier, após 2500 km de viagem, cada panneau do vitral é inteiramente desmontado, todos os perfís de chumbo velhos são retirados, cada vidro passa por limpeza, os vidros faltantes são refeitos na técnica tradicional, com pintura de grisalhas e cores de cementação, sobre vidros com cor na massa, importados. Para a fixação das grisalhas, os vidros são queimados nos fornos do atelier, em temperaturas que variam entre 580 e 650 graus.

Após essa etapa, cada vitral é montado em seu formato original, recebendo novos perfís com liga de chumbo e estanho, são soldados, ficam estanques e consolidados.

Quando uma composição apresenta muitas peças faltantes, é refeita levando em conta o estilo dos panejamentos e estilo artistico da obra, mantendo o mesmo grafismo e gestual dos personagens.

 

Agradecimentos:

Cristina, Cláudia, Marcos, Lúcia, Virgílio e demais membros do Conselho da Paróquia Santo Antônio de Rio Bananal (ES), que viabilizam essa obra de restauro e prezam pelo patrimônio artístico da Igreja.

Colegas: Restaurador Pier Giorgio Saruis e Benivaldo (Benê), que colaboraram com a retirada dos vitrais, e os assistentes Enzo Pallone, Guilherme, Rafa, Valéria Saruis, Muriel e Dógi, que participam de etapas do restauro.

 

Os interessados em colaborar, podem entrar em contato com a paróquia, que faz campanha para viabilizar esse restauro.

 

O atelier Prata restaura vitrais na técnica tradicional secular, seguindo a escola Francesa de vitralismo. Empregamos somente materiais de alta gama: vidros importados próprios para o vitralismo (com cor na massa), pinturas em grisalhas, carnações (Jean Cousin) e cores de cementação e pincéis importados, das melhores marcas da França.

Conheça outras obras de restauro de vitrais realizadas pelo atelier.

Conheça o curso online de vitrais.

vitrais

Enciclopédia Atelier Prata - Cel 55 11 99597-0275 - artista@sergioprata.com.br