Atuando nesta área desde o começo da década de 90, o artista compartilha, em um curso online, os conhecimentos que lhe permitiram criar centenas de metros quadrados de painéis murais nesta técnica.
Aprenda a pintar painéis e objetos em glasura de cerâmica. Conheça os materiais, os tipos de pincéis, pigmentos especiais (esmaltes cerâmicos), dicas de execução de projetos, transferência do desenho, pintura, queima, transporte e instalação dos painéis em cerâmica.
O artista Sérgio Prata iniciou-se na arte da cerâmica recebendo assessoria de alguns de seus alunos de Técnicas de Pintura que trabalham no desenvolvimento de arte para os revestimentos e produtos cerâmicos da Incepa, em Campo Largo (PR). Os painéis da fábrica da antiga Incepa (atual Roca) de Jundiaí são de autoria do artista, e surgiram como fruto desta pesquisa técnica.
Antes de executar um painel, o artista faz um estudo completo da composição, sobre papel. Cada peça de cerâmica é numerada, e o desenho é passado para o suporte cerâmico.
Trabalhadores da louça sanitária.
Painel em cerâmica para o hall da Incepa, atual Roca de Jundiaí (SP), 1995, 21 mts2.
"A história do banho", uma alegoria sobre a louça sanitária no Egito, Oriente e na Grécia Antiga. Criação e execução de Sérgio Prata, para os espaços dos restaurantes e praça da Incepa (atual Roca) em Jundiaí (SP).
Uma modelo posa para o artista durante a execução de uma pintura sobre cerâmica.
"Uma pintura em cerâmica só está pronta uma vez que saiu do forno". Bassos, da Incepa.
Cidade de Curitiba - Painel em cerâmica para o Shopping Center Novo Batel, 1994, 54 m2, Curitiba (PR).
Os aglutinantes mais variados são produzidos, podendo ser à base de água ou óleo.
A indústria da cerâmica utiliza óleos diversos (ex: óleo de pinho) e aglutinantes à base d’água, nas serigrafias em série, aplicadas sobre seus revestimentos.
Porém, na execução de peças artísticas, o manuseio e o transporte das peças exigem um aglutinante que seque e resista a possíveis toques na camada pictural.
Convém ao artista testar seus pigmentos e aglutinantes com antecedência, pois eles podem reservar surpresas como gretagem (efeito de fervura), encurtamento da camada pictural ou não fixação, se o pigmento não for apropriado.
Escolha uma cerâmica sem defeitos, com ou sem vitrificação (glasura). O pigmento criará, mais facilmente, efeito de brilho na cerâmica com vitrificação. A cerâmica opaca criará outro efeito.
Painéis em cerâmica retratando Santo Agostinho e Santa Rita de Cássia, para os nichos da fachada da Igreja Nossa Senhora das Graças, do Rio de Janeiro. Fevereiro à março de 2010. Veja outras fotos.
Painel em cerâmica para Igreja São Bento, de São José dos Campos (SP) 2011.