arte sacra  
homeartistacursosexposiçõesprodutosobrasarte sacracontato







vídeos
IGREJA CRISTO REI DE ATIBAIA (SP)

ANUNCIAÇÃO


Anunciação.  7,00 x 2,00 metros. Pigmentos normais, fosforescentes, fluorescentes e filtros UV invisíveis aglutinados com encáustica a frio sobre parede - 1999. Esta é a primeira pintura trifásica conhecida no mundo da arte sacra.

anunciação

Com luz normal, vemos uma anunciação do anjo à Maria, no escuro vemos somente a imagem de Schöenstat no véu carregado pelo anjo. Ao acendermos uma luz ultra-violeta, surge um anjo coroando a Virgem Maria, dois anjos elevando-a aos céus e um anjo abraçando José e o menino Jesus. 

 

A SANTA CEIA

atibaia.jpg (13759 bytes)

Santa Ceia, 7,00 x 2,00 ms. - Acrílica, pigmentos fosforescentes e encáustica sobre parede - 1999.

A pintura do altar lateral direito foi iniciada em 1999, tendo como tema a Santa Ceia. Cristo, no centro do painel, abençoa a ceia. O sacrário se abre no local onde está pintada sua mão. No peito do Cristo, ao apagarmos as luzes podemos avistar o Santo Sudário.

 

O CRISTO REI

cristo rei

Grande mural do Cristo Rei, pintado entre julho e dezembro de 2000, medindo 65 m2. Técnica mista de encáustica a frio com pigmentos, tintas acrílicas, e falsa douração sobre esplendor esculpido em gesso.

Leia o texto sobre a teologia da imagem do Cristo Rei, de Dom Bruno Gamberini.

foto
fotoO projeto foi desenvolvido em conjunto com Dom Bruno Gamberini e representa as diversas esferas da criação: o cosmos, o mundo mineral, animal, humano e divino. Maria é a única que passa do círculo humano ao divino.

O painel central da Igreja Cristo Rei de Atibaia, de 65 metros quadrados, foi pintado em 6 meses, pelo artista sacro Sérgio Prata. A parede recebeu a pintura de um Cristo Rei, com as diversas esferas da criação do universo organizadas em forma de mandala circular.

 

CAPELA DE SÃO FRANCISCO

aquarela

Estudo em aquarela para o painel.



Obra realizada defevereiroàabril de 2002, a pintura da Capela dedicada à São Francisco é feita em encáustica a frio sobre parede, medindo 14 m2

São Francisco recebe as chagas do Cristo, representado pelo Ícone de São Damião, carregado por 3 anjos. No fundo vemos uma cena de Assis, a Porciúncula e a paisagem das montanhas. O esplendor de São Francisco é esculpido em gesso, com douração.

 

São Bernardo e Santa Clara testemunham a cena, ao lado de animais e plantas.

 

 

são francisco

 

O esplendor de São Francisco e de Santa Clara foram feitos em volume de gesso, com entalhes e douração.

Ao fundo, vemos a cena de Assis, com a Igreja de São Damião e a Porciúncula.

São Bernardo observa o momento em que Francisco recebe as chagas de Cristo. 

 

 

 

 

 

Restauro e douração das pinturas da Igreja Cristo Rei.
Setembro de 2018.

 

 

 

Início do desenho e pintura dos anjos ao lado do sacrário, capela do Santíssimo. Outubro de 2018.

 

 

Enciclopédia Atelier Prata - Cel 55 11 99597-0275 - artista@sergioprata.com.br