arte sacra  
homeartistacursosexposiçõesprodutosobrasarte sacracontato







vídeos

Restaurações em Arte Sacra

RESTAURAÇÃO DE PINTURAS MURAIS - IGREJA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS, RIO DE JANEIRO.

As pinturas da Igreja Nossa Senhora das Graças, situada em Marechal Hermes, zona norte da cidade do Rio de Janeiro, foram executadas pelo pintor Catalão S. Pujals Sabaté entre 1947 e 1949.
Devido à infiltrações de água, a camada pictural apresentava descolamento, craquelamentos e partes faltantes.
Este tipo de envelhecimento precoce da pintura ocorre devido à escolha de fundo e da técnica empregada pelo pintor, neste caso, uma pintura à óleo.
Isto ocorre com muita freqüencia nas pinturas sacras do Brasil, devido à escolha técnica dos pintores que aqui atuaram, seduzidos pela então nova técnica de pintura à óleo. Quando a pintura à óleo é feita sobre parede com preparação com fundo de gesso, torna-se uma técnica muito frágil.

A água infiltra por goteiras, reverte o gesso, que perde seu poder de cola, a pintura à óleo, estanque, craquela e descola do fundo. Para sanar o problema das goteiras, foi feita uma sub-cobertura nas partes mais afetadas.

 

 

A TÉCNICA EMPREGADA

Após o refaciamento das pinturas craqueladas, técnica que mantém e preserva as partes originais, a pintura é reintegrada, com aglutinante reversível, seguindo a ética da restauração. 

A escola de Restauro de Milão e outras escolas européias se apropriaram da técnica da cera emulsionada, utilizada pelos artistas, para reintegrar as pinturas durante a obra de restauro.

 

A fórmula empregada respira muito bem, graças à presença de uma cola que permite que uma possível umidade passe através da pintura. Por ser alcalina, é muito indicada para o clima tropical. Por conter um forte anti-séptico, resiste à qualquer processo orgânico que tente se instalar. Permitindo o suor da parede, a pintura se preserva longamente.


A obra de restauro foi realizada or Sérgio Prata e seu assistente Clayton Caner, com assessoria e direção do artista, por iniciativa do Pe. André Ricardo Zago, Pároco da Igreja.

Primeira intervenção ocorreu entre abril e junho de 2005.

A segunda intervenção ocorreu em janeiro de 2010.

 

Visite o site da Igreja em www.dasgracas.com.br

 

 


ÍCONE
As madeiras foram montadas e estruturadas para receber a preparação do levkas tradicional, feito de cola de pele de coelho e carbonato de cálcio.


Pintura em têmpera de ovo e encáustica. Douração com ouro 24 kilates. A obra recebe uma moldura com pátina e está pronta para a celebração.

Projeto e execução do ícone: Sérgio Prata.

Marcenaria da Cruz: José Zuccolloto. Moldura: Tomasetto.

Comandatário: Frei André Zago, Agostiniano.

Paróquia Nossa Senhora das Graças, Rio de Janeiro.

 

 

 

 

 

As cerâmicas da fachada da Igreja Nossa Senhora das Graças foram pintadas em 2010, pelo artista.

 

Painel em cerâmica para a fachada da capela Santa Rita de Cássia, Marechal Hermes, Rio de Janeiro. 2012.

Saiba mais sobre painéis em cerâmica.

 

Alguns vitrais da Igreja Nossa Senhora das Graças foram restaurados por Sérgio Prata, em 2012.

Saiba mais sobre restauração de vitrais.

Enciclopédia Atelier Prata - Tel 55 11 4035-2057 - Cel 55 11 9597-0275 - artista@sergioprata.com.br