livro técnicas de pintura  
afrescoaquarelaencausticatemperaoleoacrilicoalquidicocaseinavitraliconesoutras
sumario
historia
iconoclasmo
estilosteologiaathos
Roublevigreja ortodoxadesviospantocratormodelosoraçãodesenhoperspectivageometriamadeiraetapas
levkastreinamentotransferênciaovopigmentospinturadouração
assistesolifabênçãoriza
bibliografiacolaboradores
Curso presencial de iconografia

Venha aprender a escrever ícones segundo a técnica tradicional secular, trabalhando com nossa equipe.

Conteúdo:

As etapas da iconografia segundo a escola de paris e da Grécia, a confecção do suporte com o levkas tradicional, as técnicas de transferência do desenho, o treinamento das pinceladas próprias da iconografia, a confecção do bólus e a douração verdadeira.

A pintura em têmpera de ovo. Teologia da imagem e geometria aplicada. As sutilezas do trabalho na técnica de lagos, e os hachureamentos.

A questão dos materiais, com o emprego de pigmentos finamente moídos, e o correto emprego de pincéis molhadores, lineadores e de passagem de luz.

O procedimento da escola Macedonica, com o passo a passo descrito pela Monja Rebeca.

 

O curso presencial acontece durante o ano letivo, em dois sábados a cada mês, das 9 às 17 hs.

 

 



Pré-requisito: curso online de iconografia.

ICONES

 

 

 

Veja como é formatado o curso online, visitando uma página: história da iconografia.

O autor deste curso iniciou suas pesquisas em iconografia visitando diversas Igrejas da Grécia, em 1981. De volta à Paris, estudou afrescos, têmpera e especializou-se nas demais Técnicas de Pintura na École Nationale Supérieure des Beaux Arts, entre 1981 e 1986.

Após ter executado pinturas sacras de algumas Igrejas no Brasil, aprofundou seus estudos em iconografia bizantina com a iconógrafa Hélène Iankoff, do renomado e tradicional Atelier d´iconographie Saint-Luc de Paris em 2002, e organizou cursos e exposições de iconografia no Brasil.

museu bizantinoEm 2008, visitou dezenas de mosteiros da Grécia, em sua pesquisa técnica e iconográfica, em Meteora, Atenas, e no Monte Athos, com monges iconógrafos, artistas sacros e restauradores de arte Bizantina.

Com a colaboração da teóloga e iconógrafa Hélène Iankoff, do Padre e iconógrafo Marcelo Bertani (Dimitri) e da Irmã Cida Labinas, e com os conhecimentos captados durante uma pesquisa junto à iconógrafos de diversos países, realizada durante três décadas, Sérgio Prata formatou um curso que colabora com a iniciação em iconografia, abordando um vasto e essencial conteúdo de teologia das images, técnicas e procedimentos, cujo sumário você pode ver na coluna ao lado.

 

 

A iconógrafa Monja Rebeca, que reside em um mosteiro ortodoxo da Herzegovina, e cujos conhecimentos descendem, em parte da Escola de Iconografia de Paris (atelier Saint Luc, do Bispo Jean de Saint Denis e de Hélène Iankoof) e também da escola Macedonica da Grécia, também colabora com um valoroso conteúdo para o curso online de iconografia. Leciona no atelier Ortodoxo de São Lucas (Rio de Janeiro) e no atelier Prata, quando retorna ao Brasil.

Veja imagens do curso com Monja Rebeca.

O dourador espanhol José Manuel Bajo Fernandez colabora com conhecimentos de douração, policromia e estofados, aplicados à iconografia.

 

 

site do artista Atelier Prata - Tel 55 11 4035-2057 - Cel 55 11 9597-0275 - artista@sergioprata.com.br