A técnica da encaustica a frio é ideal para a pintura mural em espaços internos, em locais de clima quente e úmido, segundo Jean Petit e Abraham Pincas, da Ensb-A de Paris. O artista Sérgio Prata pintou dezenas de painéis murais nesta técnica, destacando-se as obras murais em arte sacra.
No curso on-line, você aprende sobre a história dos procedimentos, sobre as diversas maneiras de pintar com a cera de abelha.
Conheça a técnica tradicional a quente (com suas variantes de aplicação: fusão, cauterização, sopro a quente), a técnica da cera emulsionada (saponificação e emulsionamento da cera), a técnica da cera dissolvida na terebintina (com as suas variantes), e as compatibilidades da encáustica com as demais técnicas.
Sérgio Prata estudou técnicas de pintura com cera no atelier de techniques de la peinture, da École Nationale Supérieure des Beaux Arts de Paris. entre 1981 e 1986. Foi aluno de Abraham Pincas, renomado professor de técnicas e de seus assistentes, entre eles Mr. Jean Petit, físico-químico do CNRS (centro nacional de pesquisas científicas).
Desde o início de sua carreira, pinta com as diversas técnicas que empregam cera de abelha, tendo executado diversos murais em encáustica e obras de arte sacra em 12 Igrejas do estado de São Paulo.
"Anjos músicos", pintura mural com pigmentos em encáustica, na técnica da cera saponificada e emulsionada, para a Igreja Nossa Sra. do Amor, Univap, São José dos Campos (SP).
Acima: fotos de um curso presencial (particular) de encáustica no atelier.
Restauro de painel em cerâmica no hall de entrada de Condomínio do Morumbi, São Paulo. As técnicas de encáustica se mostraram excelentes para esse tipo de reintegração pictural de peças faltantes e com avarias.