O Banco Santander apresenta a Enciclopédia on-line de Técnicas de Pintura, oferecendo conhecimentos técnicos das artes plásticas, artes sacras e ofícios de arte. O
conteúdo é fruto de uma longa e ininterrupta pesquisa do autor e da participação de diversos colaboradores internacionais.
O Santander colabora, ao incentivar a edição e veiculação desta Enciclopédia on-line, em uma importante missão: transmitir informações profissionais sobre as
mais diversas técnicas de pintura, pigmentos, procedimentos
artísticos, fórmulas, dicas de manuseio, informações teóricas,
históricas, químicas, físicas e práticas, com centenas de fotos, textos e vídeos de execução de obras de arte.
O autor recebeu o Premio nacional Air Frnce de esculturas em areia, em 1981. Foi aceito na USP, que cursou durante 6 meses, e em duas Escolas de arte Francesas, optando pela Ensb-A de Paris.
Iniciou seus estudos em técnicas de pintura nos atelieres da École Nationale Supérieure des Beaux-Arts de Paris, onde se tornou aluno de Bernard Delamarche (afrescos) e de Abraham Pincas, em techniques de la peinture.
Em 2002, Sérgio Prata foi convidado para atuar com Professeu en stage, na École Nationale Superieure Beaux-Arts de Paris.
Em 2002, aproveitou o convite para lecionar na Ensb-A de Paris, e estudou iconografia com Hélène Iankoff no Atelier Saint-Luc de Paris. Pesquisou procedimentos de fabricação de materiais artísticos na Sennelier (Bretanha) e vitralismo em atelieres de Paris e de Chartres.
Em 2006 viajou novamente pela Borgonha e Bretanha, visitando atelieres de artistas.
Em 2008, viajou novamente pela França, passando pela Dordonha, onde visitou as pinturas rupestres de Lascaux, e partilhou conhecimentos com os monges iconógrafos de Meteora e do Monte Athos, na Grécia. Visitou atelieres europeus, em busca de informações técnicas, em diversos setores da produção artística.
No México, em novembro de 2008, pesquisou os afrescos e obras monumentais dos grandes muralistas deste país, onde recebeu o prêmio na categoria pintura com suas pinturas trifásicas, na Bienal de Chapingo.
Prata exerce carreira como artista
plástico desde a década de 80, e suas obras nas mais diversas técnicas atestam sua experiência prática.
Leciona as
técnicas que aborda nesta enciclopédia on-line, nos cursos presenciais organizados no atelier. A enciclopédia on-line, iniciada é ampliada constantemente, permitindo ao autor e colaboradores a inclusão constante de vídeos, textos, fotos, e amplo conteúdo.
A enciclopédia on-line é formada pelo conjunto de cursos on-line e outros conteúdos exclusivos.
O Banco Santander, ao patrocinar este projeto, auxilia centenas de pessoas a entender mais sobre arte, colaborando para que a cultura seja acessível a todos, capacitando estudantes e profissionais de arte.
|