O atelier Prata organiza encontros, palestras, eventos, exposições e cursos com artistas profissionais estrangeiros no Brasil, cujo conteúdo é utilizado na atividade da enciclopedia de técnicas de Pintura.
Nesta página destacamos alguns dos mais competentes professores colaboradores em Técnicas de Pintura, já pedindo desculpas à tantos outros professores e colegas, que são citados em outras páginas específicas deste site, que abordam também a anatomia artística e composição de obras de arte, entre outras matérias.
Em 1983, por indicação do físico-químico Jean Petit (Centre National des Recherches Scientiphiques, Musée du Louvre), impressionado com a qualidade das perguntas e o interesse que sempre demonstrei em pesquisar técnicas de arte, tive a grande honra de ter sido escolhido pelo grande mestre Abraham Pincas para integrar uma elite de 20 alunos, escolhidos com muito critério entre cerca de 300 alunos, para frequentar as aulas especiais do atelier de techniques de la peinture da Ensb-A de Paris, que aconteciam toda segunda feira, à partir das 9 hs, e duravam todo o dia.
Quando retornei como professeur en stage à Ensb-A em 2002, atendendo ao seu convite, vendo meus lançamentos nesta área de conhecimentos, Pincas me disse:
-"Les techniques de la Peinture c´est Pincas en France et Prata au Brésil".
Abraham Pincas.
Clotilde Gontel: Logo após a conclusão de sua formação na melhor escola de vitralismo da França (École Nationale Supérieure des Arts et Métiers - onde também fui aceito em 1982), a vitralista veio ao Brasil à convite do atelier Prata, onde ministrou aulas de técnicas de vitral no atelier Prata e atelier Ton Geuer de Barão Geraldo (Campinas SP). Colaborou com conteúdo para o curso on-line de vitralismo. Hoje é vitralista de sucesso na França, sócia do atelier Gontel & Dupin.
Hélène Iankoff: A teóloga e iconógrafa francesa, professora do Atelier Saint-Luc de Paris, que estudou iconografia por décadas na Grécia e lecionou durante 40 anos em Paris, veio ao Brasil atendendo ao convite de Sérgio Prata, participando de exposição de ícones em Bragança, São Paulo e Florianópolis e lecionando um curso de íconografia em São Paulo. Colaborou com a edição do curso on-line de iconografia.
Saiba mais.
Jean Roch SAUER: O industrial Francês, vice-presidente das grandes marcas Sennelier e Raphael, veio ao Brasil à convite do artista, para um encontro sobre materiais artísticos e pigmentos. Colaborou com conteúdo para os cursos on-line, nos quesitos pincéis, pigmentos e tintas artísticas.
Saiba mais
A vitralista Parisiense Josette Trublard, autora do livro "Le vitrail. Techniques d'hier et d'aujourd'hui", professora de pintura de vitrais da École Nationale Supérieure d´Arts et Métiers de Paris lecionou CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TÉCNICAS DE PINTURA DE VITRAIS, atendendo ao convite do atelier Prata.
O renomado dourador espanhol José Manuel Bajo Fernandez, lecionou douração, policromia e esgrafiado no atelier Prata, onde foi acolhido em sua chegada ao Brasil.
Monja Rebeca (Pereira) começou seus estudos França onde trabalhou principalmente com Geneviève Gouverneur e estendeu suas pesquisas na Sérvia, com mestres e iconógrafos Sérvios e Gregos. É monja ortodoxa com trajetória internacional, tendo residido em mosteiros ortodoxos de diversos países, como Portugal, França, Sérvia, Montenegro, Grécia. É professora no curso online de iconografia.
Sérgio Prata, professor, autor e editor dos cursos online que formam a enciclopédia online, tem formação pela École Nationale Supérieure des Beaux Arts de Paris (1981-1986), onde atuou como professor em estágio, à convite de seu mestre Abraham Pincas. Tem amplo curriculum e uma vasta obra em diversas técnicas, com dedicação de 4 décadas à arte e ao ensino de ofícios de arte.
Veja uma entrevista sobre os profissionais estrangeiros que passam pelo atelier, em PDF.
Conheça alguns dos alunos estrangeiros, que passaram pelo atelier Prata.
|