1991 - Restauração dos afrescos da "casa das pinturas" de Santa Felicidade, Curitiba (PR).
Reintegração de camada de arriciatto e intonaco em afresco tradicional na "casa das pinturas" no bairro de Santa Felicidade, Curitiba, 1991.
1995 - Restauração da fachada da Livraria Ghignone da Rua XV, em arricciato e encáustica, Curitiba (PR).
Julho-Agosto de 1995. Restauração de faixas decorativas do colégio Santa Maria, Curitiba (PR).
1995 - Assessoria técnica para a Restauração da Igreja Nossa Senhora do Rosário, de Bragança Paulista (SP), reintegração de camada pictural, refaceamento e restauro.
1997- Restauração do retrato de Dom José Maurício da Rocha, datado de 1933, pintura de Rocco, ao lado de Nirceu Aparecido Helena, professor do Instituto Paulista de Restauro. Marouflagem com cera à quente, reintegração do suporte e da camada pictural.
Restauração do Retrato oficial de Dom José Maurício da Rocha, pertencente à Cúria Diocesana de Bragança Paulista. Autor: Rocco, datado de 1933.
A pintura foi fixada, o suporte foi marouflado sobre tela nova, e a camada pictural reintegrada por técnica de trattegio. O restauro do retrato de Dom José Mauricio da Rocha foi um desafio muito interessante, pois quando ele nos foi confiado, a camada pictural caía no chão. Após um longo período sob uma goteira, por onde passou a água, o poder de cola da preparação da tela diminuiu drasticamente. O procedimento de refaceamento, marouflagem e reintegração pictural por trattegio, foi minucioso e demorado, mas chegamos em resultado muito satisfatório.
2000 - Restauração de pintura mural em residência particular, do inicio do século, com autor desconhecido. Limpeza do verniz oxidado, reintegração do suporte e da pintura. Bragança Paulista (SP)
2000 - Professor de técnicas de pintura mural para os alunos do 1o. curso de formação de técnicos em restauração de pinturas murais, organizado pela Restauradora Suely Deschemeyer e Universidade Federal do Paraná, cuja equipe de técnicos restaurou a capela do antigo Seminário de Rio Negro (PR), onde hoje funciona a Prefeitura.
2001- Análise preliminar do restauro dos afrescos a seco e têmperas da Capela de Monte Alegre do Sul, em Piracicaba, pintada por Volpi em 1938. Orientação técnica de restauro para a Societá Italiana de Piracicaba (SP).
ANTES
As pinturas das paredes desta residência apresentavam um verniz amarelado, com escorrimentos e muita poeira. 2000.
DEPOIS
Após longa limpeza com a retirada do verniz antigo, foi feita a reintegração de argamassas e da pintura mural.
As técnicas de pintura mural são conhecimentos básicos para a arte da restauração, pois englobam conceitos de conservação, de física e química dos aglutinantes e pigmentos, interação entre camadas, preparação de tintas e suportes.
O conhecimento técnico auxilia o artista plástico na elaboração de sua arte, mas também na preservação de sua obra. Grandes artistas Brasileiros, como Edson Motta e Mestre Rescala foram excelentes restauradores.
Alguns setores da vasta ciência do restauro, como o restauro de verdadeiros afrescos em intonaco úmido, exigem grande capacitação e conhecimentos técnicos.
Participação na restauração dos afrescos da abside de um mosteiro no Monte Athos, na Grécia, em 2008.
Restauro de painel em cerâmica no hall de entrada de Condomínio do Morumbi, São Paulo. As técnicas de encáustica se mostraram excelentes para esse tipo de reintegração pictural de peças faltantes e com avarias.