homeartistacursosexposiçõesprodutosobrasarte sacracontato















Atelier de afrescos da Ensb-A de Paris

atelierO ATELIER DE AFRESCOS NA TÉCNICA RENASCENTISTA DA ENSB-A DE PARIS

Sérgio Prata foi aluno do Professor Bernard Delamarche, no atelier de afrescos na École Nationale Supérieure des Beaux-Arts de Paris, entre 1981 e 1986. Neste atelier, pode se iniciar nas sutilezas desta nobre e rara arte contando também com o apoio e amizade do assistente Phillipe Bennequin (atual Professor titular do atelier) e com as dicas da experiente afresquista Francesa Geneviève Reille.

Geneviève Reille, Bernard Delamarche e Sérgio Prata, no atelier de afrescos da Ensb-A de Paris, em 1982.

genevieve Ao lado de sua colega de atelier Geneviève Reille, Sérgio desenvolveu seus primeiros projetos de arte sacra na França, na década de 80, no atelier de Afrescos da Ensb-A de Paris. Trabalhando juntos, executaram os afrescos para a pequena Capela Assuncionista de Cachan, já transferidos para outro local, na mesma região, ao sul de Paris.



Geneviève pintou o Santo Sudário, e Sérgio, a Nossa Sra. de Guadalupe, debutando na arte sacra, em Paris.

 



philippeO atelier de afrescos da Ensb-A de Paris atualmente é orientado pelo afresquista Phillipe Bennequin, assistente de Bernard Delamarche na década de 80.

O atual professor titular da cadeira de afrescos, que executou obras até no Japão, foi um dos maiores incentivadores do então jovem estudante Brasileiro, orientando-o e revelando os segredos e nuances técnicas no manuseio de veladuras, compatibilidades e sutilezas próprias do afresco renascentista.

Seus afrescos destacam-se pelo domínio técnico em transparências e formas, o que lhe valeu o posto de mestre na Ensb-A de Paris, uma das mais renomadas escolas de arte do mundo.

 

 

 

 

 

 

 

 

atelier  
O Atelier de afrescos da Escola Nacional Superior de Belas Artes de Paris, em foto feita por Sérgio Prata, quando ainda era aluno, no começo da década de 80. No fundo, vemos Bernard Delamarche lecionando.

atelier

O atelier de afrescos em foto feita pelo artista em 2002, quando atuou na Ensb-A como professor em estágio.
Note, na parede do fundo, o mesmo Cristo Pantocrator (o original está na Cataluña) de 20 anos atrás, em perfeito estado de conservação.

Conheça alguns afrescos realizados por Sérgio Prata.

Enciclopédia Atelier Prata - Tel 55 11 4035-2057 - Cel 55 11 9597-0275 - artista@sergioprata.com.br