O ATELIER DE AFRESCOS NA TÉCNICA RENASCENTISTA DA ENSB-A DE PARIS
Sérgio Prata
foi aluno do Professor Bernard Delamarche, no atelier de afrescos na École Nationale Supérieure des Beaux-Arts de Paris, entre 1981 e 1986. Neste atelier, pode se iniciar nas sutilezas desta nobre e rara arte contando também com o apoio e amizade do assistente Phillipe Bennequin (atual Professor titular do atelier) e com as dicas da experiente afresquista Francesa Geneviève Reille.
Geneviève
Reille, Bernard Delamarche e Sérgio Prata, no atelier de afrescos
da Ensb-A de Paris, em 1982.
Ao lado de sua colega de atelier Geneviève Reille,
Sérgio desenvolveu seus primeiros projetos de arte sacra na França,
na década de 80, no atelier de Afrescos da Ensb-A de
Paris. Trabalhando juntos, executaram os afrescos para a pequena Capela Assuncionista de Cachan, já transferidos para outro local, na mesma região, ao sul de Paris.
Geneviève pintou o Santo Sudário, e Sérgio, a Nossa Sra. de Guadalupe, debutando na arte sacra, em Paris.
O atelier de afrescos da Ensb-A de Paris atualmente é orientado pelo afresquista Phillipe Bennequin, assistente de Bernard Delamarche na década de 80.
O atual professor titular da cadeira de
afrescos, que executou obras até no Japão, foi um dos maiores incentivadores do então jovem estudante
Brasileiro, orientando-o e revelando os segredos e nuances técnicas no manuseio de
veladuras, compatibilidades e sutilezas próprias do afresco
renascentista.
Seus afrescos destacam-se pelo domínio técnico em transparências e formas, o que lhe valeu o posto de mestre na Ensb-A de Paris, uma das mais renomadas escolas de arte do mundo.
O Atelier de afrescos da Escola Nacional Superior de Belas Artes de Paris, em foto feita por Sérgio Prata, quando ainda era aluno, no começo da década de 80. No fundo, vemos Bernard Delamarche lecionando.
O atelier de afrescos em foto feita pelo artista em 2002, quando atuou na
Ensb-A como professor em estágio.
Note, na parede do fundo, o mesmo Cristo Pantocrator (o original está na
Cataluña) de 20 anos
atrás, em perfeito estado de conservação.
Trata-se da técnica mural por excelência, com alta durabilidade, por não possuir camada pictural e devido à alcalinidade da cal presente no arriciatto e no intonaco.
Conheça alguns afrescos realizados por Sérgio Prata.
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