livro técnicas de pintura  
afrescoaquarelaencausticatemperaoleoacrilicoalquidicocaseinavitraliconesoutras

sumarioamarelos
azuisbrancos
pretosterrasvermelhosverdes

Colaboradores
Fornecedores

Pigmentos amarelos

O amarelo é uma cor estimulante, bela, clara de esperança, calorosa, usada para representar a luz pelos impressionistas. Quando puro, é agradável, alegre e animado. É a cor da intuição, da alta espiritualidade, inteligência e visão. Os antigos portavam amuletos amarelos para se proteger contra as doenças e pragas. Beneficia o metabolismo humano e a circulação, estimula o apetite, dá impressão de aconchego. Seus aspectos inferiores são perceptíveis quando o amarelo suja em direção ao verde oliva, tornando-se ácido e repulsivo, lembrando o engano, a decepção, a covardia.

amarelosORIPIGMENTO
Pigmento amarelo muito bonito, sólido e tóxico. Sulfeto de arsênio (As2S3). Pouco empregado, devido à sua alta toxidade. Escurece.

AMARELO PÓ DE OURO
Cromato de chumbo. Tóxico, escurece.

AMARELO DE CÁDMIO
Sulfeto de hidrogênio + sal de cádmio = Sulfeto de cádmio. Existem os Amarelos de Cádmio claro, médio, limão e laranja. Quanto mais claro, mais instável. Por conter cerca de 22% de enxofre (em peso), é instável nas misturas com os Ocres, Ultramar e Preto de Marfim. Não deve ser misturado ao cobre e é caro. O Amarelo Cádmio Limão possui zinco. Colorante forte, cobertura forte, estável à luz, escurece com a presença do chumbo do Branco de Prata, não deve ser misturado com o Verde Veronese ou Verde Esmeralda. Obtém-se bons resultados com os “cádmios” de imitação, menos caros. Descoberto em 1817, comercializado a partir de 1846, possui diferentes tonalidades, segundo a grossura dos grãos: quando possui grãos finos, apresenta tendência esverdeada; quando grossos, amarelo puro. Tóxico, se absorvido pelas vias respiratórias e por ingestão, acumula-se nos rins, fígado e intestino delgado. Pode ser usado no meio alcalino, porém, é ruim em meio ácido.

AMARELO DE ZINCO (bouton d’or)
Mineral artificial, cromato duplo de zinco e potássio. É um cromato básico de zinco de composição variável. Compatível com todos os pigmentos, cobertura fraca, substituível pelo Amarelo de Cádmio, avermelha-se com a cal. Não misturar com o Caparol, resina sintética. Dissolve-se no meio ácido. Mais estável do que o Amarelo de Cromo na têmpera. Torna-se levemente verde com a luz.

AMARELO COBALTO
Mineral artificial. Nitrito cobáltico potássico, preparado tratando uma solução de nitrato de cobalto com nitrito de potássio. Contém sal de cobalto. Desapareceu da palheta no séc.XIX. Não é estável. Não compatível com sal nem silicato. Decompõe-se.

AMARELO DE MARTE
Mistura de óxido de ferro e gesso ou argila. Prepara-se, tratando uma solução de sulfato ferroso com leite de cal e calcinando o óxido de ferro, que se separa. Segundo a temperatura da calcinação, pode-se obter Amarelo, Laranja, Ocre Vermelho e Marrom de Marte. Muito duro. Compatível com todos os pigmentos. Poder colorante e de cobertura forte. Possui tendência cromática terrosa e pode ser substituído pelos ocres naturais.

AMARELO DE BARITA (ou Ultramar)
Cromato de Bário, mineral artificial. Combinação de cromo, barita e estrôncio. Reação do cloreto de bário e cromato de sódio. Solúvel no meio ácido ou básico. Insensível aos sulfurosos, não enegrece. As misturas de cores de cromo com pigmentos que contêm chumbo :Branco de Prata, Amarelo de Nápoles, Ultramar e Cobaltos, não são estáveis. Venenoso. Dissolve-se facilmente no óleo. Bom para têmpera, aquarela ou pastel.

AMARELO DE NÁPOLES
Mineral artificial. Antimoniato de chumbo, instável, composição variável de óxidos de chumbo e de antimônio. Tóxico. Pesado. O claro possui tonalidade levemente esverdeada. O ferro da espátula escurece, devido ao antimônio. Sensível à sulfuração. Em presença da clara do ovo na têmpera, fica preto. Escurece sob ação dos gases sulfurosos devido ao Pb. Conhecido desde a Babilônia , 600 anos a.C., empregado na cerâmica. O verdadeiro resiste à luz. Raro e caro. Existem imitações no comércio. Compatível com todos os pigmentos, exceto Amarelo Barito, mistura instável com o Ultramar. Incompatível com aglutinantes ácidos e no afresco. O único pigmento verdadeiro na Itália é fabricado pela Maimeri. Absorve de 30 a 35% de óleo. Colorante bom, cobertura boa, opaco, sem transparência. O Amarelo de Nápoles verdadeiro, associado ao Branco de Titânio, é uma das cores de vibração luminosa mais intensa da palheta.

AMARELO DE CROMO
Mineral artificial, acetato de chumbo reagido com dicromato de potássio - cromato de chumbo. Pigmento amarelo insolúvel. Venenoso, não é bom para uso, escurece, colorante bom. Surgiu em 1809, descoberto por Vauquelin. Cobre bem, bom preço. Torna-se verde na têmpera e quando misturado com pigmentos orgânicos. Incompatível com o afresco, devido à presença do chumbo. Subdivide-se em quatro classes segundo Edson Motta:

1-Amarelo Limão (Citron)- Cromato de estrôncio SrCrO4, surgiu em 1809. Bom para óleo, têmpera e aquarela. Incompatível com o afresco. Cobre mais que o Amarelo de Bário (também Limão) e é mais brilhante. Torna-se esverdeado quando exposto à luz, devido à formação de óxido de cromo III (Cr2O3).

2 - Amarelo Médio - Cromato de chumbo, puro, PbCrO4

3 - Amarelo Escuro ou Alaranjado - Cromato de chumbo + Cromato básico de chumbo.

4 - Alaranjado de Cromo - conforme a variação da quantidade de cromato de chumbo, sua tonalidade varia, sendo vermelho quando composto de cromato básico de chumbo puro.

AMARELO ÍNDIO (Euxantanato de magnésio)
Extraído da urina da vaca alimentada com folhas de manga (composta de açucar e hexantona). Importado da Índia. Quando a vaca come a manga, seus rins produzem o desdobramento do açucar e hexantona, e sua urina é colhida sobre o carbonato de cálcio. Amarelo-alaranjado, de tonalidade muito quente, inconveniente, pois é um colorante que passeia no aglutinante. Cor diáfana e dourada. Se for falso, desaparece seu tom amarelado em presença do ácido clorídrico. É feito o colorante por síntese química. É sólido, mas não tem poder de cobertura.

AMARELO DE GAUDE
Produto vegetal, Flavona, utilizado em tapeçaria, colorante, não é resistente à luz, vai em direção ao azul. 

AMARELO LUZ
Chamado de azul Lumière, da Bayer. Muito bonito e potente, qualidades extraordinárias, desenvolvido para a indústria automobilística, resiste a altas temperaturas. Compatível com todos os meios, não tóxico, possui todas as qualidades juntas.

site do artista Atelier Prata - Tel 55 11 4035-2057 - Cel 55 11 9597-0275 - artista@sergioprata.com.br