livro técnicas de pintura  
afrescoaquarelaencausticatemperaoleoacrilicoalquidicocaseinavitraliconesoutras

sumarioamarelos
azuisbrancos
pretosterrasvermelhosverdes

Colaboradores
Fornecedores











Pigmentos verdes

É cor da natureza por excelência, lembra vegetação. Transmite calma, frescor (suportamos melhor o calor quando estamos na natureza). É atrativa, sem ser excitante. Composto pela mistura das cores primárias: amarelo e azul que, quando bem ajustadas, transmitem serenidade. Possui a vibração da individualidade, representa as possessões pessoais e riqueza. Manifesta a essência das coisas. Pode ser pesado e sujo, como no Verde Musgo escuro, onde denota ciúme, inveja e egoísmo. Pode ser alegre e saudável como no Verde Inglês.

VERDE ZINCO (AZULADO E MÉDIO)
Transparente, fino, resistente, compatível com todos os aglutinantes e pigmentos, conhecido desde o séc. XIX.

VERDE INGLÊS 1, 3, 5
Cromato de chumbo, ferrocianeto ferroso. Cores compostas, cuja estabilidade depende das cores de base. Instáveis no afresco.

fotoVERDE COBRE (Malaquita)

Hidróxicarbonato de cobre - Cu2(CO3)(OH)2. Azulado e transparente, também conhecido por Azul Montanha ou Verditer. Conhecido desde a antiguidade, no Egito, é o mais antigo pigmento verde mineral conhecido. Utilizado até o século XVII. Resistente, compatível com os aglutinantes da têmpera, aquarela, óleo e afresco. Tóxico. Em presença de gases sulfurosos, forma sulfeto de cobre (preto).

VERDE CROMO

Óxido de cromo anídro (Cr2O3). O método tradicional de obtenção consiste em calcinar o metal em oxigênio ou aquecer o dicromato de amônio (NH4)2 Cr2O7 e obter Cr2O3 +N2 + H2O. Vauquelin descobre o metal em 1797 e em 1862 surge como pigmento para artistas. Tom intenso e quente. Estável e cobre bem. Opaco. Escurece pelo contato com gases sulfurosos. Incompatível no afresco, torna-se azul à luz forte. Deve ser evitado na palheta, devido à sua toxicidade. É absorvido por via oral, cutânea ou respiratória. A assimilação no organismo depende do estado de oxidação. É armazenado nos pulmões, pele, músculos e tecido adiposo. Cr+2 e Cr+3 são pouco tóxicos. O Cr+6 é muito tóxico.

EMERAUDE (Viridian)

Óxido de cromo hidratado, Cr2O3.2H2O. Descoberto em 1838 por Pannetier e Binet. Patenteado por Guimet. Cobre pouco. Mais aconselhado para o glacis, devido à sua transparência. Mistura-se bem. Tonalidade fria. Brilhante e transparente. Puro. Grãos grandes e irregulares. Compatível com todas as técnicas.

VERDE ESMERALDA (Verde de Paris, Veronése, Mineral ou de Schelle).

Acetoarseniato de cobre - Cu3As2O8 e acetato de cobre - Cu(CH3COO)2. Verde Azul brilhante. Escurece em presença dos gases sulfurosos da atmosfera e em presença de outros pigmentos. Usado no óleo. Descoberto na Alemanha por W.Sattler, em Schweinfurt 1814. Não é resistente. Incompatível com têmperas e afresco. Composto de cobre, ácido acético, arsênio e carbonato de sódio. Tóxico, deve ser evitado. Os sais solúveis de arsênio são absorvidos pelas mucosas, vão para o sangue e se depositam principalmente no fígado, rins, pulmões, cabelos e ossos. 

VERDE PERMANENTE
Mistura de duas cores de origem diferente: Azul de Paris com Amarelo de Cromo e Verde Esmeralda com Amarelo de Zinco (cromato de zinco).

VERDE COBALTO
O verdadeiro é composto de óxido de zinco (ZnO) e de cobalto (CoO). Descoberto por Rinmann em 1870, industrializado no final do mesmo século. Cobre bem e pede muito aglutinante. Transparente nos tons escuros. Estável, resistente, empregado nas diferentes técnicas. Resistente aos meios alcalinos (afresco e encáustica).

TERRA VERDE (de Verona ou da Boêmia)
Decomposição de rochas como o basalto e a melafira (Chipre, Itália, Tchecoslováquia). O silicato de ferro é seu principal colorante. Utilizado desde a antiguidade, a melhor Terra Verde: a de Verona. Pede muito aglutinante. Difícil de usar, no estado puro, na têmpera de ovo. Cobre pouco, mas serve para dar harmonia aos tons. Resistência total exceto para cerâmica. A cor varia com a procedência. É um dos mais antigos pigmentos usados na pintura.

site do artista Atelier Prata - Tel 55 11 4035-2057 - Cel 55 11 9597-0275 - artista@sergioprata.com.br