livro técnicas de pintura  
afrescoaquarelaencausticatemperaoleoacrilicoalquidicocaseinavitraliconesoutras

sumario
HistóriaPoluiçãoChapeleiroVias de acessoSaturnismoPigmentos
AglutinantesCerâmicasVitraisCerasMetais pesadosManganêsCromoChumboMercúrioCádmiumArsênicoSolventesTRatamentoHigiênePrecauções

Colaboradores


Toxicologia dos materiais artísticos

Na atualidade, descobrimos cada vez mais sobre a toxicidade dos diversos alimentos que ingerimos (dos pesticidas que são empregados em sua produção) dos líquidos que bebemos, do ar que respiramos, e dos materiais com os quais trabalhamos.

Acontece de fato uma tomada de consciência, com a evolução da tecnologia, com o progresso dos conhecimentos da medicina ocupacional e dos métodos de análise e detecção.

Todo artista profissional, que já tenha passado anos manipulando materiais artísticos e pintando suas obras, sabe, por bem ou mal, que corre riscos de intoxicação, se não tomar alguns cuidados. Todos pagam um preço com sua saúde, quando se expõem longamente a alguns materiais, sem as devidas precauções. Antes de entrar no seu ateliê de pintura, você deve se perguntar: os materiais que você vai utilizar para fazer sua arte podem prejudicar sua saúde?

Muitos artistas surpreendem-se ao constatar que alguns materiais artísticos apresentam quocientes de toxicidade, pensando que os materiais profissionais são inócuos, como são muitas das tintas utilizadas pelas crianças.


De fato, não devemos nos habituar com os “odores” do ateliê, mas proteger-nos deles.

Alguns maus hábitos empregados pelos artistas, como o de refazer a ponta dos pincéis com a boca, comer ou fumar durante e no local do trabalho, respirar poeiras de pigmentos em suspensão no ateliê, estão na origem de muitos casos de intoxicação dos artistas. Um bom sistema de aeração, o uso de luvas, aventais e máscaras de proteção, a lavagem dos rostos e mãos, evitar toda alimentação e o ato de fumar no espaço do ateliê, são algumas das medidas preventivas essenciais, para quem quer se proteger dos grandes transtornos causados pelas intoxicações ocupacionais do artista.

 

site do artista Atelier Prata - Cel 55 11 99597-0275 - artista@sergioprata.com.br