livro técnicas de pintura  
afrescoaquarelaencausticatemperaoleoacrilicoalquidicocaseinavitraliconesoutras

sumario
HistóriaPoluiçãoChapeleiroVias de acessoSaturnismoPigmentosamarelos
azuisbrancos
pretosterrasvermelhosverdes
AglutinantesCerâmicasVitraisCerasMetais pesadosManganêsCromoChumboMercúrioCádmiumArsênicoSolventesTRatamentoHigiênePrecauções

Colaboradores

Pigmentos

macerando

Os pigmentos constituem a parte sólida, contínua, insolúvel, indivisível, da pintura.

Muitos deles são de origem vegetal, mineral ou animal, sendo que muitos pigmentos modernos foram descobertos em laboratórios, através da manipulação de elementos químicos.

Os pigmentos podem apresentar durezas, tamanhos de grãos e aspectos diferentes, segundo a proveniência e método de obtenção.

Alguns deles são compatíveis com todos os aglutinantes, outros possuem incompatibilidades com certos pigmentos ou aglutinantes. De um modo geral, deve-se adicionar algumas gotas de álcool aos pigmentos que não se molham bem no aglutinante, para reverter esta situação.

Com a revolução industrial, surgiram novos pigmentos, que possibilitaram o surgimento do impressionismo. 

 

foto

 

A partir de 1850, foram inventados os novos óxidos de zinco, pigmentos industriais, opacos e com transparências. Notamos, no decorrer da passagem do tempo, o aumento da quantidade de pigmentos nas obras de arte.

É importante estudar a composição química dos pigmentos, para proteger-se daqueles que são tóxicos, na maior parte, por possuírem metais pesados.

Conheça os diferentes pigmentos, sua constituição química, características e suas compatibilidades técnicas, clicando nos links da coluna vertical.

O curso de pigmentos é parte integrante dos cursos on-line de técnicas de pintura, editados pelo atelier Prata.

site do artista Atelier Prata - Cel 55 11 99597-0275 - artista@sergioprata.com.br